DEMÊNCIAS, UMA OUTRA PANDEMIA!

Começo meu texto lhes fazendo uma proposição: suponhamos que, na construção duma casa, contratamos um projeto de engenharia hidráulica e pedimos ao engenheiro: "olha, eu quero o que há de melhor e mais moderno no mercado no que se refere a CANOS, porque cansei de enfrentar entupimentos!

Feito o MELHOR encanamento, o engenheiro então recita o manual de instruções, ou seja, é preciso cuidar dos canos, não jogar EXCESSO DE DETRITOS, porque não há encanamento que resista aos maus cuidados. Jogou sujeira neles é entupimento certo!

A questão é hidráulica e mecânica.

Ok,e o que tem a ver encanamentos com demências?

Informo que na atualidade...absolutamente MUITO a ver. Quase tudo.

Se essa analogia for compreendida, entendida está a necessidade de preservar nosso encanamento natural, o sistema cardiovascular, cujas artérias, maiores e minúsculas, irrigam todo a vida dos nossos órgãos, inclusive a delicada vitalidade longeva do nosso cérebro.

Não é novidade que o tempo de vida do Homem pela Terra está expandido, todavia, longevidade sem qualidade de vida é apenas prolongar sofrimentos.

Nesse contexto, a demência, que duma forma mais prática significa a deterioração progressiva de todas as funções cerebrais, um "desaprender" tudo de forma trágica , representa uma gama enorme de manifestações clinicas distintas e acopladas de vários fatores que lesam vasos (a nossa canalização!) e neurônios, a se traduzir na DIFICULDADE DE VIDA do doente e da família ao derredor, com muito sofrimento a todos.

Todavia, a grande boa novidade é que, se em algumas delas, de fato, ainda não podemos evitar seu aparecimento e progressão por conta dos comandos genéticos, na sua grande maioria (principalmente nas de origens vasculares), há grandes chances de prevenção através da opção por hábitos saudáveis, ao que denominados de "adequado estilo de vida", algo que está ao alcance do nosso livre arbítrio.

É verdade que nem tudo está nas nossas mãos mas muito da nossa saúde está sob nosso comando.

Quando se orienta hábitos saudáveis pela vida é muito comum a gente ouvir: "ah, mas eu quero viver bem, quero comer o que gosto, não me importo de morrer cedo, isso é bobagem, quero viver intensamente todo os sabores e alegrias da vida, não quero essas orientações chatas!).

Ok, nada mais justo. Todo mundo almeja viver bem e é um direito abrir mão da própria saúde. Sua cabeça sua sentença!

Mas é importante e mister alertar que não se abrir mão dum pouquinho da zona de conforto que os prazeres da vida nos dão poder significar um custo altíssimo lá na frente...

Aí mora o grande equívoco. Desenvolver demência não significa necessariamente morrer cedo.

Pelo contrário. Pode significar viver muito sem autonomia e sem independência.

E, acreditem, como é triste perder o comando da própria vida, principalmente quando se poderia ter trabalhado só um pouquinho em prol da qualidade de... sobrevida consciente.

No planeta, a cada três segundos uma pessoa demencia (dados de estudos científicos) e hoje a demência por doença do nosso encanamento (as ditas demências vasculares) já quase sobrepuja a tão conhecida e comentada "demência de Alzheimer".

Demenciar, portanto, hoje já é um vale sanitário pandêmico como vírus!!

Então, por dedução inteligente, precisamos cuidar dos nossos canos e canalículos, lembrando que todas as medidas de prevenção para as doenças cardiovasculares...são boas boas para a SAÚDE CEREBRAL.

Um coração entupido é um coração sofrido...tanto quanto um cérebro entupido é um cérebro perdido , ainda que ambos sejam prejudicados bem devagarinho...imperceptivelmente pelas acúmulo das nossas inconsequências.

Então, como manter os nossos canos saudáveis?

A resposta principal é : cuidar da pandemia de doenças metabólicas, não fumar, não consumir álcool em excesso e combater o sedentarismo.

A pandemia de obesidade e de "pressão alta", na maioria das vezes desencadeadas ou pioradas por maus hábitos alimentares, hoje incrementa assustadoramente os quadros demenciais, e o DIABETES TIPO 2 é uma doença que por si só fecha, ainda que seja o melhor encanamento, toda a nossa engenharia cardiovascular...e de forma silenciosa e impiedosa.

Somando a essas duas doenças concomitantes, muito prevalentes, o aumento do colesterol ruim, o danoso efeito do tabagismo e do excesso de álcool nos nossos canos, mais uma boa dose de sedentarismo-tudo junto: eis a receita infalível dos entupimentos garantida, sem chance de se errar!.

Nem o melhor encanador daria conta de desentupir todos os estragos vasculares, principalmente depois que o processo demencial está iniciado ou sedimentado!

Nesse contexto das doenças preveníveis a alimentação saudável é a chave primordial inconteste para a conservação da saúde do nosso encanamento, acreditem.

Coisas simples. Consumo de menos sal, menos açúcares refinados, menos gorduras saturadas, controle de peso ideal que demanda por consumo de calorias equilibradas entre a necessidade orgânica de cada um e o real gasto energético.

Os exercícios físicos bem orientados ajudam demais nesse equilíbrio.

Cuidar da arquitetura do sono (ao menos seis horas de sono bem dormido), corrigir a dificuldade dos idosos em ouvir, avaliar e tratar os quadros ansiosos e depressivos, administrar horas de trabalho com as horas de lazer, melhorar a sociabilização, aumentar o contato com a arte especialmente com a música, enfim, todas essas recomendações de hábitos que só dependem da nossa escolha proativa, incrementam a saúde cerebral rumo à maior expectativa de vida com melhor qualidade dela.

Cuidemos ,portanto, para que nosso sangue flua pelos canos só a vida livremente desobstruída ...e não sofregamente interrompida neles.

Em suma: demência pode ser prevenida sim!

E lembrem-se: um quadro demencial pode ser resumido como a própria morte em vida.

Como uma apática poesia emanada dum verso aleatório:

O adeus diário numa despedida muda de quem apenas...ainda está ali...