GRIPE ESPANHOLA X CORONAVÍRUS
Guida Linhares

Impossível tirarmos o foco da pandemia reinante, quando nosso coração se angustia diante de tantas notícias negativas, e a triste constatação de que chegamos ao patamar de 270.000 mortes, representando 10% do total de mortes globais.
Segundo informes, a gripe espanhola enfrentou três ondas, de 1918 a 1920, com estimativa de 17 milhões até quase 100 milhões de mortes globais, e no Brasil 35.000 a 300.000 mortes conforme dados pesquisados em  Wikipédia. 
Porque essa imagem da família enfrentando a gripe espanhola. merece destaque, com uma pergunta bem interessante, e com o olhar atento, se percebe que até o gato está de máscara?
Porque vendo a inconsciência de muita gente, que só irá acreditar na periculosidade deste vírus, quando contraí-lo e/ou perder algum parente próximo, e não se priva de seus lazeres descontraídos, andando por aí sem máscara, frequentando reuinões e bares, como se nada houvesse acontecendo e exibindo amplos sorrisos nas redes sociais, vangloriando-se de não temer nada e até mesmo usando o nome de Deus, dizendo-se divinamente protegida/o e portanto livre de qualquer mal.
Abro um parênteses para aqueles que precisam sair para cumprir seus deveres profissionais, e uma grande maioria usando transporte público, e desta forma mais expostos aos riscos de contaminação! Contudo o nível de consciência está conforme a responsabilidade do cumprimento de obrigações.
Também penso que se todos cumprissem fielmente os protocolos obrigatórios, poderia haver um afrouxamento das fases mais restritas, porém o número de pessoas infectadas e precisando de atendimento cresce a cada dia e os serviços de saúde já estão no limite. Assim sendo, aumentam-se os níveis de proibição, para que se possa manter o sistema em funcionalidade, abrangendo a todos que necessitarem de atendimento médico! 
E assim vamos caminhando, a passos lentos na vacinação, e o vírus inteligente vai sofrendo mutação, e agarrando ferozmente todos aqueles que de uma forma ou de outra, forem alcançados pela sua sanha assassina!
Que Deus nos proteja!

Santos/SP/Brasil
11/03/21

<><><>