A Região de Ouarzazate a "Pneumonia" mata as cabras

Mais de 120 cabras morreram na rotunda de "Teflet Ait Ougrour" ,localidade  da comunidade  de Ghassat, província de Ouarzazate, tal doença estranha que atacou o rebanho, trata-se de uma doença desconhecida, de acordo com o dono do rebanho, Hassan Darislan.

Al-Hassan Darislan tem dito que 120 cabras morreram em 4 dias, cujo resto do rebanho "permanece todo doente e incapaz de andar de seu lugar".

Tal incidente, nesta parte da região de Ouarzazate montanhosa, às vezes difícil o acesso, tem causado uma grande perda ao povo desta região que sobrevive deste rebanho.

A fonte de informação local escreveu que isso pode causar um desastre ambiental e de saúde. Os odores desagradáveis e cães vadios ameaçam a estabilidade e tranquilidade destes povos, cuja maioria nômade, necessitando de uma  intervenção, capaz de detectar o problema e prescrever  remédios para este rebanho doente remanescente.

A autoridade da província de Ouarzazate, Abdel Razzaq Al-Mansouri, uma vez tem tomado nota do incidente, designou os serviços veterinários competentes, deslocados ao local a fim de colher amostras para análises laboratoriais e determinar a causa da morte daqueles grandes números de cabras, podendo fornecer os remédios necessários para os nômades e pastores de gado em geral.

O funcionário do Gabinete Nacional de Segurança Sanitária e  Produtos Alimentares de Ouarzazate, designado,  tem  confirmado que o seu serviço interagiu com o acontecimento junto com as instruções da autoridade regional, e membros da saúde deslocando-se até o local a fim de fornecer o remédios e analisar a situação, de modo a salvar o rebanho  dos nômades.

O jornal eletrônico Hespress escreveu que uma comissão veterinária regional tem visitado a área na semana passada, após receber reclamações de alguns nómadas sobre a infecção de alguns rebanhos, referindo que tal  doença é causada por infecção pulmonar, “pneumonia”, afetando o rebanho sobretudo no inverno.

Informando da existência de medicamentos  em lojas veterinárias e para todos. Podendo comprar  para tratar deste tipo de doença, considerada não perigosa.

Chamando todos os nômades e pecuaristas em geral a entrar em contato com os veterinários da região a fim de acompanhá-los e enquadrá-los, podendo  vacinar seus rebanhos doentes,  considerando que os rebanhos em períodos sazonais são sujeitos a pneumonia, sem que isso  representa um grande perigo, apenas com alguns medicamentos distribuídos ou comprados em lojas veterinárias especializadas podem ajudar a salvar o rebanho da doença.

Lahcen EL MOUTAQI

Professor universitário, Marrocos

ELMOUTAQI
Enviado por ELMOUTAQI em 02/12/2021
Código do texto: T7398208
Classificação de conteúdo: seguro