IGREJA DA FUMAÇA

Comerciante holandês transforma coffee shop em templo onde o ato de fuma é considerado um culto

Minúsculo em dimensões territoriais – caberiam seis somente no Estado de São Paulo –, a Holanda se agiganta quando o assunto é liberalismo social. A terra das tulipas tem surpreendido o mundo com iniciativas para lá de ousadas – ou profanas, dependendo do ponto de vista: prostitutas que se vendem em vitrines, uso de entorpecentes liberado, união de gays com o mesmo status dos casamentos convencionais, autorização oficial para a eutanásia...É longa a lista dos avanços (ou escândalos) da sociedade holandesa. Pois a pequena cidade de Alkmaar, ao norte da capital Amsterdã, acaba de entrar no mapa das bizarrices depois que um certo Cor Bush, dono de um café, criou a Igreja Universal dos Fumantes de Deus. O motivo que incentivou o comerciante a transformar seu estabelecimento em templo cristão foi a decretação da Lei do Tabaco, em vigor desde o começo de julho e que, se não proíbe o fumo, estabelece regras rígidas para o tabagismo. Um deles é a proibição do fumo em estabelecimentos comerciais – daí a idéia de Bush de criar a igreja, onde as tragadas são consideradas uma espécie de culto.

Os princípios que guiarão os discípulos dessa nova doutrina são, segundo o idealizador, a “fumaça, o fogo e a cinza”. Como a população holandesa é predominantemente protestante, ele justifica, dizendo-se um defensor da liberdade religiosa, garantida pela Constituição do país. Se a idéia amalucada vai vingar ninguém sabe, mas a Igreja Universal dos Fumantes de Deus já recebeu diversas manifestações de apoio de outros donos do coffee shops.

Fonte: Revista Eclésia - Edição 125

* caso queira adquirir a revista, favor solicitar por e-mail.

COPYRIGHT © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Para a aquisição desse texto para fins de qualquer natureza – inclusive para reprodução, trabalhos profissionais ou acadêmicos –, favor entrar em contato pelo e-mail jdmorbidelli@estadao.com.br.

Agradeço se puder deixar um comentário.

JDM

José Donizetti Morbidelli
Enviado por José Donizetti Morbidelli em 13/08/2008
Reeditado em 14/05/2010
Código do texto: T1126137
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.