Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

PORQUÊ VOTAR?


Porque a votação é uma parte importante do processo democrático formal.
Porque no passado muitos grupos foram excluídos do direito de voto, em vários níveis.
Porque muitas sociedades no passado negaram a pessoas o direito de votar baseadas no grupo étnico.
Pelo sucesso do movimento feminino pelo direito de votar.
Porque você é um cidadão brasileiro.
Porque o voto não é somente uma obrigação é, principalmente, um direito conquistado com muitas lutas.
Porque esse substantivo, voto, que traduz a ação de votar, é de grande importância para o cidadão consciente de seus deveres cívicos.
Porque o voto é uma força que pode mudar o destino político de um povo.
Porque faz só 78 anos que a mulher brasileira ganhou o direito de votar nas eleições nacionais.
Como podemos ver, são inúmeras razões para no dia 03 de outubro comparecer a um posto de votação e exercer seu direito.
Votar em branco ou anular o voto, é calar-se diante das tão faladas falcatruas da política. Sabemos que dentro desse processo existem os bons e os maus políticos, porém, se nós que temos o poder de decisão nas mãos, simplesmente fechar os olhos e "lavar as mãos", mais corrupção teremos para gerações futuras. Nos últimos anos, a criação de novos partidos políticos aumentou de forma exagerada. São os chamados "partidos nanicos", ou seja, um partido tão pequeno que com algumas dezenas de votos se elege um deputado, daí o lançamento de candidatos com grande influência na mídia e por ser popular com grande chance de ganhar. Para os criadores desses partidos um grande golpe de mestre, pois assim terá representação em número na câmara dos deputados. O cidadão brasileiro que abriu mão de entender a política de seu país, chama este voto de “ voto de protesto", ou seja, pensam que assim estão se vingando dos políticos corruptos, não percebem que estão sendo coniventes com falta de decência para com o nosso querido Brasil.
Pense nisso na hora de votar, escolha aquele que lhe parecer mais confiável, cuidado com as promessas descabidas. Veja o caso da educação, a maioria deles pega como bandeira, o investimento na escola pública, prometem coisas para quatro anos que não foram capazes de realizar em 20. Quando aprendermos a exercer o nosso direito o Brasil não precisará mais de Leis da Ficha Limpa e nenhum candidato usará honestidade como bandeira para ganhar eleição, pois todos saberão que ser honesto não é uma virtude, mas sim obrigação de todos os cidadãos de bem.
Seja um cidadão consciente e participativo. Acompanhe de perto o mandato da pessoa que você escolher no dia 03/10, caso seja eleita.
Renilda Viana
Enviado por Renilda Viana em 27/09/2010
Reeditado em 27/09/2010
Código do texto: T2524487
Classificação de conteúdo: seguro

Comentários

Sobre a autora
Renilda Viana
São Paulo - São Paulo - Brasil
322 textos (56659 leituras)
8 e-livros (2009 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 05/05/21 22:40)
Renilda Viana