ANO NOVO COM BONS VENTOS

Início de mais um ano – por graça do Mestre dos mestres – e rogamos a Ele que mande bons ventos para nos conduzir neste peregrinar de 2011 fazendo-o melhor que o que ontem se findou. Rogamos a Ele que derrame bênçãos em nossa casa trazendo bonança, saúde, paz – e que em lar algum falte o pão de cada dia.

As bênçãos derramadas em nossa casa podem – e significam – muito! Não é preciso ser ganancioso, basta-se o necessário para a sobrevivência, aliado à felicidade, a paz e tudo venceremos – claro que, se possível (e devemos correr atrás), ter uma vida estável, é mais satisfatório ainda. Neste ano que é iniciado esperamos grandes vitórias – lutas todos teremos, pois as mesmas fazem parte do cotidiano de cada cidadão (impossível dizer que sem ela somos vencedores).

Citando dois pensamentos, de ilustres personalidades, é possível fazer uma reflexão: “Jamais haverá ano novo, se continuar a copiar os erros dos anos velhos” (Luis Vaz de Camões, escritor português, 1524-1580) e “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim” (Francisco Cândido Xavier, escritor brasileiro, 1910-2002). Camões leva-nos a dispensar as ‘cópias’ de velhos erros; Chico Xavier lembra-nos que é impossível voltar ao passado, mas podemos fazer o fim diferente. Dessas lições temos que refletir e buscar o melhor para o nosso ser. Olharmos para dentro de nós mesmos e, numa rápida análise – sem se prender ao passado, partir para a limpeza do nosso espírito; a leveza espiritual, com toda certeza, conduzir-nos-á a um ano de prosperidade.

Nunca podemos baixar a cabeça, temos que confiar que dias melhores virão, mas primeiro é preciso confiar em nós – como dizer que queremos um ano melhor se não confiamos em nós? Se não confiamos no que fazemos – seja trabalho, estudo, relacionamento, política? Temos que pensar sempre para mais, nunca para menos. Ainda, Chico Xavier deixou escrito: “A gente pode morar numa casa mais ou menos, numa rua mais ou menos, numa cidade mais ou menos, e até ter um governo mais ou menos. A gente pode dormir numa cama mais ou menos, comer um feijão mais ou menos, ter um transporte mais ou menos, e até ser obrigado a acreditar mais ou menos no futuro. A gente pode olhar em volta e sentir que tudo está mais ou menos... Tudo bem! O que a gente não pode mesmo, nunca, de jeito nenhum... é amar mais ou menos, sonhar mais ou menos, ser amigo mais ou menos, namorar mais ou menos, ter fé mais ou menos, e acreditar mais ou menos. Senão a gente corre o risco de se tornar uma pessoa mais ou menos!” E, pensando positivo passaremos – ou continuaremos a ser – uma pessoa que crê num futuro promissor, mas que este futuro depende mais de nós mesmos do que do outro. Trabalhar é preciso; estudar é ter conhecimento; relacionar é necessidade; política é um bem necessário, pois é a partir dela que, numa sociedade capitalista como a nossa, que tudo se resolve.

Começar o ano fazendo festas e mais festas, comemorações e mais comemorações: é bom – e tudo dentro dos limites. Mas o melhor de tudo é estarmos em paz conosco e com os que nos cercam, sejam estes de perto ou de longe, de sangue ou não. A liberdade de espírito conduz o ser humano ao caminho correto, ao caminho da paz interior, da perfeição. A data de hoje serve para alertar, para despertar aquela parte de nós que estava dormindo: acordar e ser valente! Isto é que precisamos para vencer – pois de estarmos aqui já é, em parte, uma vitória. Muitos queriam estar festejando esta data, mas não puderam, já partiram para a próxima parada.

Em 2011 mudanças ocorrerão (principalmente na política – e grande parte da população esquece ou não gosta desse detalhe) – politicamente falando, para termos uma pátria vencedora precisamos enfrentar grandes decisões, decisões estas que depositamos nas mãos de nossos legisladores (somados ao poder executivo que pela primeira vez na história da presidência do Brasil será exercido por uma mulher: Dilma Rousseff) quando acessamos as urnas na última eleição, mas devemos estar atento a tudo para triunfarmos, para sermos vencedores!

Prof. Pedro César Alves – Professor e Gestor do PEF (Paraisão)

e-mail: profppedro@hotmail.com

Prof Pece
Enviado por Prof Pece em 30/12/2010
Código do texto: T2699723