FEMINIZAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO

Até o ano 2020 as mulheres deverão ocupar a maioria dos empregos no mercado de trabalho

Considerando-se o aumento médio anual da participação feminina no mercado de trabalho brasileiro, que varia entre 0,3 e 0,4 ponto percentual, estima-se que em dez anos provavelmente haverá mais mulheres empregadas do que homens no País – atualmente, a participação feminina corresponde a 42,4% da população economicamente ativa, segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Esse fenômeno de feminização da força de trabalho é observado, também, em outros países. Nos Estados Unidos, por exemplo, um artigo publicado pela revista britânica The Economist (Outubro/2009) apontou que as mulheres praticamente dividiam a mão-de-obra do País com os homens, com um índice de 49,9%.

No Brasil, a feminização da força de trabalho é sustentada pelo maior nível de escolaridade entre as mulheres. Desde 1992, o índice feminino aumentou 9,3%, enquanto que o masculino reduziu 5,9% no mesmo período, passando para 57,6%. Traduzindo em números, dos 92,4 milhões de trabalhadores, 39,2 milhões são mulheres.

A crescente participação feminina no mercado brasileiro observado nas duas últimas décadas não conseguiu, no entanto, aplacar as profundas desigualdades históricas ainda existentes entre os sexos. Em cargos com maior poder e decisão, como os de chefia, ainda é reduzida a presença das mulheres. A renda também reflete essa desigualdade, tanto que, mesmo desempenhando as mesmas funções, diante de atribuições e competências similares, as mulheres recebem, em média, 25% a menos do que os homens.

Fonte: Revista do Técnico - Edição 149

http://www.sintecsp.org.br/jornal/149/jornal_01.pdf

COPYRIGHT © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Para a aquisição desse texto para fins de qualquer natureza – inclusive para reprodução, trabalhos profissionais ou acadêmicos –, favor entrar em contato pelo e-mail jdmorbidelli@estadao.com.br.

Agradeço se puder deixar um comentário.

JDM

facebook.com/jdmorbidelli

twitter.com/jdmorbidelli

José Donizetti Morbidelli
Enviado por José Donizetti Morbidelli em 22/03/2011
Reeditado em 22/03/2011
Código do texto: T2864989
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.