VIVA A ACESSIBILIDADE

Era uma vez uma rica comunidade onde conviviam pessoas de todos os tipos. As ruas eram bem calçadas, os prédios tinham rampas e corrimões, os livros eram escritos em palavras e braile e todos conheciam a linguagem de sinais, que era obrigatória nas escolas e empresas.

Sonhar é preciso! Até bem pouco tempo vivíamos em uma realidade para maiorias. Quando nascemos com alguma diferença, ou sofremos algum acidente, ou envelhecemos, ou engravidamos, percebemos que o mundo não está adequado a nós. Então é tarde demais para reparar tudo.

Se pararmos para pensar o amanhã, sabemos que pelo menos uma vez na vida, cada um de nós vai passar por alguma situação difícil. Às vezes por um período, as veze s pelo resto da vida.

Desde a inclusão escolar e empresarial ocorrida há poucos anos, percebemos múltiplas deficiências da sociedade em atender as necessidades especiais com igualdade de direitos. Parece que só quem sofre os problemas precisa se preocupar em transformar a sociedade.

Mas é um começo! Quantas oportunidades de projetar geração de renda, inclusão escolar e cursos técnicos para a sociedade que cresce a cada dia.

Não se trata de inventar a roda, pois ela já existe em outros países, onde não se fala mais em inclusão. Temos exemplos a serem seguidos, mas faltam investimentos e foco nesta área.

O título deste texto não é uma comemoração. Trata-se de uma provocação e um convite: vamos “viver” a inclusão? Sonhar é preciso para transformar!