AFRODESCENDENTE

Adorei esta palavra desde a primeira vez que a ouvi. Ela impõe força e respeito. Nunca mais consegui me referir às pessoas com as palavras “negro ou negra”. Alguns defendem a tese de que são apenas palavras e não mudam a realidade. Não pretendo julgar a tese, mas para mim mudou.

Quero homenagear e agradecer o passado heroico dos africanos e afrodescendentes. Eles praticamente construíram o mundo. Por suas mãos as nações cresceram. Eles sofreram calados as piores dores que um ser humano pode suportar. Algo perto do martírio de Jesus ou ao que os judeus passaram no período do nazismo. Mas chega de falar nos erros e dores do passado.

Quero homenagear esta gente que a ferro e fogo se faz presente e brilhante em nossa sociedade. Um dia, nós estaremos tão misturados que não se falará mais em cores e raças. Nesta mistura perfeita se origina o mais belo trabalho das cores e raças: bordar a humanidade.

Tudo é reflexo da cultura de uma época. Um dia, no futuro, não se falará mais em diferenças. Como diz a maravilhosa música de Simone: “Quem viver verá que não foi em vão, eu quero é muito amor no coração...”