AZIZ NACIB AB'SABER - "SABEDORIA" ATÉ NO NOME

FENTEC presta homenagem a Aziz Nacib Ab’Saber, geógrafo que revolucionou os estudos geográficos no País

Natural do interior de São Paulo, o professor e geógrafo Aziz Nacib Ab’Saber cresceu em meio aos verdejantes pastos da pequena e charmosa São Luís do Paraitinga. Jovem ainda, mudou-se para a capital, onde praticamente passou toda a sua vida, vindo a falecer no dia 16 de março, aos 87 anos, deixando duas filhas e seis netos. Seus longos anos de estudo o tornaram uma das maiores autoridades brasileiras e mundiais em geografia física, e sua vasta pesquisa contribuiu para o desenvolvimento de diversas áreas, como ecologia, biologia evolutiva, fitogeografia, geologia e arqueologia. Foi ele também que, na década de 1970, estabeleceu os seis domínios da divisão morfoclimática do Brasil, estudos que corroboraram com a descoberta de petróleo na Bacia Potiguar, no Rio Grande do Norte.

Respeitado ambientalista, sua voz se fez ouvir até no meio político. Não é a toa que foi consultor ambiental do PT e, com sua presença ativa e marcante, ajudou a conjecturar muitas das políticas públicas brasileiras. As mudanças do Código Florestal Brasileiro foram severamente criticadas; segundo ele, o texto não leva em consideração a diversidade de paisagens naturais e o zoneamento físico e ecológico do País.

Mesmo com a idade avançada, o professor seguia a rotina diária de um erudito em plena atividade, a tempo de concluir, há pouco mais de um ano, a terceira edição de Leituras Indispensáveis (Ateliê Editorial), livro onde homenageia os primeiros geógrafos por seus trabalhos no interior do Brasil – entre eles, José Veríssimo da Costa Pereira e Carlos Miguel –, e cita as primeiras expedições de Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958) – o marechal Rondon. Presidente de honra da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, foi lá que ele fez questão de entregar, em primeira mão, sua obra consolidada (1946 a 2010) em DVD.

Ao longo de sua carreira, Ab’Saber foi congratulado com diversas láureas, como o Prêmio Jabuti em Ciências Humanas (1997 e 2005), e em Ciências Exatas (2007); o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia (1999), concedido pelo MCTI – Ministério da Ciência eTecnologia; a Medalha de Grão-Cruz em Ciências da Terra pela Academia Brasileira de Ciências; e o prêmio Unesco para Ciência e Meio Ambiente (2001).

A FENTEC – Federação Nacional dos Técnicos Industriais presta homenagem ao professor Aziz Nacib Ab’Saber que, com “sabedoria” até no nome, deixa um legado de décadas, pesquisas e publicações, que mudaram os rumos e os conceitos acerca dos estudos sobre os aspectos naturais do Brasil.

A divisão morfoclimática do Brasil, criada por Aziz Nacib Ab’Saber

De acordo com o geógrafo, são seis os domínios morfoclimáticos brasileiros

I – Domínio Amazônico – região norte, com terras baixas e grande processo de sedimentação; clima e floresta equatorial;

II – Domínio dos Cerrados – região central, com vegetação tipo cerrado e inúmeros chapadões;

III – Domínio dos Mares de Morros – região leste, litorânea, onde se encontra a floresta Atlântica e clima diversificado;

IV – Domínio das Caatingas – região nordestina do Brasil, de formações cristalinas, área depressiva intermontanhas e de clima semi-árido;

V – Domínio das Araucárias – região sul, região de planalto e de clima subtropical;

VI – Domínio das Pradarias – região do sudeste gaúcho, local de coxilhas subtropicais.

Fonte: Revista da FENTEC - Edição 36

http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/3913764

COPYRIGHT © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Para a aquisição desse texto para fins de qualquer natureza – inclusive para reprodução, trabalhos profissionais ou acadêmicos –, favor entrar em contato pelo e-mail jdmorbidelli@estadao.com.br.

Agradeço se puder deixar um comentário.

JDM

facebook.com/jdmorbidelli

José Donizetti Morbidelli
Enviado por José Donizetti Morbidelli em 02/10/2012
Reeditado em 03/10/2012
Código do texto: T3912093
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.