SÃO PAULO - GIGANTE, COSMOPOLITA, CAÓTICA E AO MESMO TEMPO FASCINANTE

Parabéns, São Paulo, pelos 459 anos

“São Paulo tem o espírito de luta e conquista dos antigos bandeirantes. É desbravadora, uma cidade que valoriza o trabalho e não quer nada de graça”, disse, certa vez o empresário Antônio Ermírio de Moraes. Para o cineasta Ugo Giorgetti, “a função de São Paulo é ligar o Brasil ao resto do mundo”. Ou ainda, “São Paulo é por onde a gente respira”, emenda o jornalista e ex-deputado Fernando Gabeira. Outros, como o publicitário Carlito Maia, conseguem ser ainda mais contundentes: “Amo São Paulo com todo o ódio”. E quando Caetano Veloso diz: “Alguma coisa acontece no meu coração, que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João”, ele não está tomando somente para si tal sentimento; afinal, é algo inerente a todos que pisam na “terra da garoa” pela primeira vez.

Enfim, empresários, artistas, políticos, comunicadores – e porque não dizer, anônimos –, cada um define a maior cidade do País à sua própria maneira. Viver em São Paulo é viver intensamente, e aprender a amá-la não é uma escolha, mas algo que flui naturalmente em cada coração. Aqui as noites são melhores e mais animadas; aqui está a melhor gastronomia, especialmente as padarias e pizzarias – que portugueses e italianos não nos ouçam –; aqui tem trabalho e oportunidades; aqui, respira-se cultura; aqui, tem lazer e entretenimento para todos os gostos e públicos. Aliás, há muito que São Paulo deixou de ser a terra dos paulistas; é de todos: dos sulistas, dos nordestinos, dos gringos, do mundo...

Quanto aos problemas – e são muitos, como em qualquer grande cidade –, aprendemos a conviver com eles. Afinal, só Sampa é capaz de emergir das enchentes para brilhar no carnaval; de ver sua fina garoa cantada em versos e prosas; e seu vitorioso futebol mexer com os sentimentos de tantas torcidas, que esbravejam nos estádios mas no fundo almejam a paz.

Gigante, cosmopolita, caótica e ao mesmo tempo fascinante. Assim é São Paulo que, em 25 de janeiro de 2013, completou seu 459º aniversário.

Parabéns, São Paulo!

COPYRIGHT © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Para a aquisição desse texto para fins de qualquer natureza – inclusive para reprodução, trabalhos profissionais ou acadêmicos –, favor entrar em contato pelo e-mail jdmorbidelli@estadao.com.br.

Agradeço se puder deixar um comentário.

JDM

José Donizetti Morbidelli
Enviado por José Donizetti Morbidelli em 28/01/2013
Reeditado em 08/01/2014
Código do texto: T4109478
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.