Brasil Europeu.

Vejo as peças de publicidade no Brasil com certa estranheza.

Parece-me que, a primeira palestra que alunos de publicidade e propaganda participam na faculdade é: CRIANÇAS NEGRAS NÃO VENDEM BEM. Existe todo um conceito nos comerciais para uma classe, uma população que, não reconheço em nada o perfil de nossa gente.

É necessário mudar essa mentalidade, esse preconceito velado e muitas vezes escancarado. A ideia do negro preguiçoso e bêbado, infelizmente foi muito difundida nos anos oitenta pelo personagem Muçum, dos trapalhões.

O modelo de beleza massificado de homens, crianças e mulheres ainda hoje é introduzido em nosso cotidiano como se fosse algo natural. O negro em filmes muitas vezes é o personagem engraçado e vive sempre à sombra do galã bonitão de olhos azuis. É preciso mudar e, nada muda se você não mudar primeiro. Nós negros, só temos uma saída para conseguir respeito e igualdade. Essa saída atende pelo nome de EDUCAÇÃO. Temos que deixar as portarias de prédios, serviços pesados, faxinas, serviços de segurança, etc e sonharmos ir além. Nada contra nenhuma das profissões citadas todas são muito dignas. Só entendo que, se você sabe que pode conquistar mais da vida, não se acovarde, tente. Teus medos não podem te paralisar. Não nos darão respeito, teremos que conquista-lo.

Vivemos em pais plural mas, a grande mídia quer que acreditemos que ele é singular. Todos são iguais. A nação é de todos e não pode ser tratada como uma propriedade particular onde só uma pequena parcela da população tem direitos e a outra apenas deveres. Mais uma vez digo que não quis ofender ninguém e, se o fiz peço desculpas.

"Todo camburão tem um pouco de navio negreiro". Isso é triste e tem que mudar. Abraços.

Dom Welder
Enviado por Dom Welder em 22/12/2013
Reeditado em 22/12/2013
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