A MORAL NOSSA DE CADA DIA

Dizem que os sentimentos de ética e moral que todos temos foram dados por Deus e até os selvagens o possuem. Ora, se existe dentro de nós é porque alguém colocou e esse alguém é Deus.

Contra esse argumento, os críticos dizem que o sentimento moral de certo e errado varia de acordo com época, e lugar, portanto, não está vinculado a algo que Deus colocou dentro de nós. Por exemplo, sabemos que a maioria condena a escravidão. Mas ela foi aceita no passado, inclusive o Deus bíblico apoiava. No livro do Êxodo Ele fala a Moisés como um escravo deve ser tratado, como deve ser castigado. Um pai pode vender a própria filha como escrava (Êxodo 21,7). O patrão pode espancar seus escravos (Êxodo 21,21). A maioria acha a homossexualidade errada. Mas se uma pessoa que é contra o amor homoafetivo tivesse vivido ao tempo de Aristóteles na Grécia, provavelmente concordaria com ela, pois o amor entre dois homens era visto como ideal supremo de amor, o mais sublime perante os deuses. Já o amor entre duas mulheres não era muito apreciado.

A moral também depende de região.

Se você é ocidental, especialmente se for mulher vai achar que a poligamia é errada [a não ser que a mulher também tiver direito a levar para a cama mais de um marido]. Mas se você nasceu no Irã, vai achar perfeitamente normal um homem ter várias esposas.

Se você é do Ocidente, e tiver um coração piedoso, vai achar errado bater na esposa. Mas se nasceu na Arábia Saudita, e for homem, provavelmente vai achar natural e certo o esposo bater na esposa. Isso não quer dizer que todos os sauditas aprovam bater na esposa. Mas uma grande parcela não acha errado.

Em alguns lugares do mundo, existe a tradição do marido ceder a esposa ao visitante. Aqui no Brasil, por exemplo, isso é vergonhoso. Alguns povos do planeta praticam a zoofilia sem que isso seja considerado errado. Aqui no Ocidente abusar sexualmente de animais é totalmente imoral.

Creio que bastam estes exemplos para podermos dizer sem medo de errar que nossos sentimentos de moral e de ética dependem de época e lugar e não de um Ser Transcendente que os colocou em nós.

Resposta à crítica do colega Israel:

Caro Israel, não estou dizendo que se em algum lugar, a maioria pratica a zoofilia, isto faz dela algo correto (acho a zoofilia errada pelo mesmo motivo que acho errado alguém fazer sexo com incapazes mentais e menores de idade - eles estão sendo usados por alguém que só pensa no próprio prazer). Do mesmo modo, não estou querendo insinuar, como você afirma, que se a maioria dos motoristas passasse a beber, deveria deixar de ser crime o ato de dirigir alcoolizado. Continuaria a ser errado, pelos motivos que todos conhecemos.O que pretendi mostrar no artigo, é que nossos conceitos de certo e errado dependem de época e lugar, e não que Deus tenha colocado dentro de nós. Sugiro que o leitor, sempre que estiver diante de um dilema moral, consulte a própria consciência e respeite claro, as leis do seu país. Sugiro ainda a leitura do livro Justiça de Michael Sandel.