TER FILHO SERIA UM ATO DE EGOÍSMO?

“Por que, em vez de gerar cada vez mais crianças, não damos condições decentes às que estão abandonadas ou que são obrigadas a trabalhar em fornos de carvão? Em vez de promover métodos de fertilização artificial, por que não se promovem eficientes campanhas de adoção?” (Karen Gimenez, jornalista).

Quando pergunto a alguém por que deseja ter filho ouço invariavelmente essas respostas: dar um sentido para a vida; ninguém será feliz totalmente sem um filho; é um mandamento de Deus; perpetuar o nome da família, filho une o casal, fazer a vontade da família ou do companheiro, e outras mais.

Como podemos ver, a pessoa que deseja um filho, nunca é pensando na criança, mas sempre pensando nas vantagens que ela trará para o casal. A exceção é quando há uma razão religiosa, no caso, obedecer a um imperativo divino.

Mas é claro que existem outras razões para se fazer filho que geralmente não são mencionadas. Algumas delas são: segurar parceiro, evitar as críticas que sofrem os casais que não têm filhos, ter alguém que vai me amparar na velhice, ter alguém do meu sangue que vai tocar no futuro meus negócios. E um dos piores motivos para se ter filho é visando vantagens econômicas, comum em grupos sociais menos favorecidos.

Fazer filho, portanto, é um ato egoísta. Ninguém faz filho pensando em presenteá-lo com esse mundo maravilhoso e justo. Sabemos que não é isso que ele encontrará ao ver a luz pela primeira vez. Será racional ter filho? Pensando em tudo que um ser humano vai enfrentar, do nascimento ao último suspiro (doenças, agressões psicológicas, ansiedade, angústias, desilusões amorosas, frustrações, etc.), penso que seria muito mais racional adotarmos todas as crianças órfãs do mundo. Aí sim, estaríamos fazendo um belo serviço à Humanidade.

Muitos me acusarão de estar sendo pessimista e vendo apenas o lado negativo da vida. Não deixo de dar-lhes certa razão. A vida tem seu brilho; tanto é verdade que a maioria de nós pretende prolongar seus dias o máximo que puder. Mas infelizmente para uma grande parcela da população a vida é um “vale de lágrimas”, como diz a conhecida oração católica.

Mas sabemos que a maioria não abriria jamais a mão pelo direito de ter pelo menos um filho. Como dizem, é da nossa Natureza querer filhos. Mas então, que estejam conscientes. E que não sejam como aqueles pais que depois de colocá-los no mundo, abandonam seus filhos por aí.