FACÇÕES - PIRÂMIDE SOCIAL

Elaborei este texto baseado numa pirâmide social através de um filme que assisti, porém morei numa vila de operadores em que a administração da construtora e da operadora mantinham uma classificação assim: Nível 1, 2, 3, 4, 5 e 6.

O texto abaixo é minha imaginação:

Estratificação baseada no filme e na minha vivência num meio assim:

1. EXPERIENTES:INTELIGENTES: Apreciam conhecimento e lógica e justiça.. Estão em erudição: eles sabem muito sobre, o que estudam e pesquisam. São os cientistas, pesquisadores e professores das unidades universitárias que também se dedicam à pesquisa, ensino e extensão à comunidade.

2. FRATERNIDADE:AMIZADE: Cultivam o amor, cultivam a terra, preocupam-se com a produção de alimentos. São amáveis e harmoniosos, sempre estão felizes, mais ainda quando a intempérie não atrapalha a produção.

3. LISURA: FRANQUEZA: Prezam honestidade e ordem. São honestos, mesmo quando não deveriam. São os que tementes a Deus, não importa a religião. Deístas ou teístas!

4. INTREPIDEZ: AUDÁCIA: São os protetores, juízes, desembargadores, e ministros, delegados, soldados, polícia. São incríveis, valentes, destemidos e livres. São os que protegem os fracos e os oprimidos! Qualidades: impolutos, honrados, probos, e, as que os dignificam! Todos deste grupo deveriam ter estas qualidades, mas alguns (que se caracterizam como joio) destoam!

5. ALTRUÍSMO: ABNEGAÇÃO: São altruístas, servidores públicos, abnegados. São as Amélias que são de verdade! Cuidam da saúde: enfermeiros, médicos e os ligados em área da saúde e alguns de algumas áreas.

6. VIGARISTAS: PICARETAS: Políticos de uma maneira geral e há exceções (raras)!

7. NÉSCIOS: IGNAROS: Característica de quem não possui conhecimento, capacidade, sentido ou coerência. Existe em toda classe, sendo esta classificação acrescentada à facção que o dito cujo pertence! É sujeito ignorante, estúpido, incompetente, incoerente. Já vi presidente, governador e presbítero estar nesta condição, o quê se há de fazer!

Obs 1: Em todas as facções têm elementos em que não deveriam ali estar!

O mundo é assim, e assim será e não está tão ruim que não possa piorar. Deixe acabar o petróleo e problemas se agravarem com a distribuição e qualidade da água para vocês verem!

Obs.: 2. Texto sobre uma cidade com classificação social que era diferente. Lógico, hoje está com a feição dos municípios interioranos.

Significados:

"Capital da Cultura"

"Portal do Mercosul"

Aniversário 15 de outubro

Fundação 15 de outubro de 1968

Emancipação 30 de dezembro de 1991

Gentílico ilhense

Lema Ilha Solteira - Fruto de nossa energia

Cidade planejada, ideada, um exemplo esboçada, planejada com estratificação na pirâmide social em seis níveis!

Ilha Solteira é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo. Pertence à Mesorregião de Araçatuba, localizando-se a uma latitude 20º25'58" sul e a uma longitude 51º20'33" oeste, estando a uma altitude de aproximadamente 335 metros.

Tal localização, próximo ao encontro dos rios Tietê e Paraná e à divisa com o Estado do Mato Grosso do Sul, é uma das mais importantes da hidrovia Tietê-Paraná, principal meio de transporte do Mercosul. Sua população estimada em 2011 era de 25.146 habitantes. Possui uma área de 659,4 km².

O município é um dos 24 que contam com campus da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". O campus UNESP de Ilha Solteira oferece 8 cursos de graduação e 8 cursos de pós-graduação, em torno da qual existe um grande centro de pesquisa responsável pelo desenvolvimento da tecnologia elétrica. Tal característica contribui para o fortalecimento do município como um polo tecnológico.

Há de se ressaltar, também, que a cidade de Ilha Solteira possui o décimo melhor IDH entre os municípios paulistas.

Wikipédia

O planejamento urbano foi estabelecido a partir de um zoneamento habitacional, baseado na existência de seis diferentes categorias funcionais e salariais da CESP, para as quais foram definidos seis tipos de habitação conforme o tamanho do lote e o tipo de residência, sendo elas descritas na Tabela abaixo:

Tabela - Divisão de casas por nível sócio – profissional no planejamento de Ilha Solteira.

Nível 1: Operários não especializados, ajudantes, serventes, vigias e zeladores.

Nível 2: Profissões manuais como: carpinteiros, encanadores, bombeiros, mecânicos, feitores, pedreiros, operadores de máquinas, pintores e soldadores.

Nível 3: Auxiliares administrativos, chefes de turma, encarregados, mestres de obra, montadores, fiscais e laboratoristas;

Nível 4: Assistentes técnicos, auxiliares de serviço social, desenhistas, projetistas, encarregados de operação, de manutenção, inspetores de segurança, inspetores sanitários e professores de ensino primário.

Nível 5: Técnico-administrativo, ou pessoal de cargo de chefia, agrimensores, professores de ensino técnico, professores de ensino médio, orientadores educacionais e orientadores pedagógicos.

Nível 6: Encarregados de nível universitário, profissionais liberais como médicos, engenheiros, arquitetos, economistas, assistentes sociais e professores da UNESP.

Casas Geminadas (níveis 1 a 4) – 80% na Zona Norte.

Casas Separadas (níveis 5 e 6) – 100% na Zona Sul.

Fonte: Companhia Energética do Estado de São Paulo – CESP, 1988

Ilha Solteira possuía 5.144 residências, sendo 3.264 de níveis um e dois - Geminadas, 1.536 de níveis três e quatro - Geminadas e 344 de níveis cinco e seis - Separadas (REVISTA ENGENHARIA,1973).

Haviam 3 clubes sociais e recreativos.

Clube 1 e 2: Clube Urubupungá ( CU) desprestígio até na sigla.

Clube 3 e 4: Clube SEIS (Sociedade Esportiva Ilha Solteira). Pelo menos no nome era Seis.

Clube 5 e 6: Clube CAIS (Clube Atlético Ilha Solteira).

Sócio de um clube poderia ser sócio do clube de nível inferior, mas o contrário, não! Isto deu dissertação e tese!

Empresas: Camargo Correa, Tenenge, CESP, Reago(Excrescência= surgiu do nada, até hoje ninguém entendeu... funcionários da CESP, de uma hora para a outra era funcionário da REAGO...cheira coisa errada...) e outras.

Foz do Iguaçu, 24/07/2015

Publicado no www.nelmite.blogspot.com em 24/07/2015

Publicado no Recanto das Letras em 24/07/2015

http://www.recantodasletras.com.br/autores/noslen ariexiet

Outros autores também no Recanto com outros textos:

http://www.recantodasletras.com.br/autores/nelmite

http://www.recantodasletras.com.br/autores/gurosyte

Nelson Teixeira ou Noslen
Enviado por Nelson Teixeira ou Noslen em 24/07/2015
Reeditado em 07/08/2015
Código do texto: T5322613
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.