CONVERSA COM UM JOVEM SOBRE A FELICIDADE

A felicidade não depende apenas do querer. Temos que ter uma ajudazinha da Natureza também. Pessoas que possuem cérebro com quantidade maior de substâncias químicas que favorecem a felicidade, terão maiores chances de terem vidas felizes. Outras, que possuem cérebro com quantidade menor dessas substâncias, terão menores chances de terem vidas felizes. São essas pessoas, em geral, as fortes candidatas a necessitar de anti-depressivos para suportar o peso da existência. Muitas pessoas nascem com limitações físicas, que podem ser solucionadas com ajuda da medicina; mas outras limitações serão para a vida toda, que certamente contribuirão em muito para o estado de infelicidade.

Como podemos perceber, a Natureza é muito injusta, pois não contempla igualmente a todos com as mesmas chances de serem felizes. Então, se você faz parte daqueles que não foram premiados com um “cérebro feliz”, nem foi contemplado com um corpo perfeito e saudável, o que pode fazer para compensar essas deficiências e encontrar a felicidade?

Antes de tudo, devo dizer que não existe felicidade plena. Mas, apesar de toda conspiração da Natureza contra nós, podemos melhorar nossa vida, aumentando os momentos felizes e diminuindo os momentos tristes. Vou lhe dar alguns conselhos. Se você os observarem daqui para o resto de sua vida, e praticá-los até se tornarem tão comuns que você nem perceba, você não encontrará o pote de ouro da felicidade, mas a vida lhe será um pouco menos cruel.

1. Busque a todo custo sua independência.

Tanto a emocional quanto a material. Para ser independente emocionalmente, para não depender do amor dos outros para ser feliz, procure compreender o maior tesouro que possuímos: o cérebro. Leia bons livros, especialmente sobre filosofia, psicologia e ciência. Pessoas cultas têm maiores chances de lidar com a emoção, com as desilusões amorosas e pessoas difíceis.

Agora você é jovem, e depende dos pais. Mas acho que um dia vai querer andar com as próprias pernas. Portanto, para ser independente materialmente, estude, estude, estude. Fuja dos falsos amigos. Todos que tiveram esse tipo de “amigo” se arrependeram mais tarde. Se não tiver um padrinho, só com uma boa base escolar você conseguirá um bom emprego. Pessoas que dependem dos outros financeiramente vivem constantemente sob tensão. Exceto quem for do tipo folgado.

2. De nada adianta só reclamar das pessoas se você não fizer nada para mudar a situação.

Talvez você possa melhorar o convívio com elas mudando o seu próprio jeito de tratá-las. Mas se não for possível, a solução mais racional é adequar-se ao ambiente, e esperar para o dia em que tiver condição, procurar outro lugar.

Procure ser realista. Ao compreender que ninguém será do jeito que você quer, é mais fácil diminuir suas expectativas e frustrações. Ao levantar de manhã, saiba que encontrará ao longo do dia pessoas boas e outras nem tanto. Terá momentos alegres e decepcionantes. Ao ter consciência disso, você pode escolher: diante de situações estressantes, reagirei com raiva ou manterei a serenidade? A segunda opção vai lhe permitir uma noite melhor de sono. E evitará inimigos e doenças.

3. Procure estar sempre apaixonado.

E fazer dessa paixão a razão de sua vida. Pode ser: um trabalho, um esporte, um hobby, um trabalho voluntario, um cãozinho, uma pessoa ou sua família. Ou até uma religião. Está comprovado cientificamente que aqueles que creem em um deus pessoal podem extrair muitos benefícios da crença. Inclusive para a saúde física e emocional.

No entanto, mais importante do que acreditar em Deus e ter uma religião, é acreditar em você e nos seus sonhos. Seja você um crente, ou um ateu, desde que tenha sonhos e lute por eles, jamais envelhece. Falo do envelhecimento espiritual.

4. Procure ter bons e sinceros amigos.

Nem que seja um apenas. Mesmo que esse amigo em vez de falar, só saiba latir.

5. Faça mais sexo, e se for com amor, melhor ainda.

Os benefícios do sexo para a saúde mental e física são inúmeros. Mas espere seu momento. E que seja feito com responsabilidade e respeito ao outro. Ouvimos dizer que o sexo é pecado; que usar camisinha é pecado; tomar pílula anticoncepcional é pecado e que mulher que tem a mesma liberdade sexual que o homem é prostituta ou vagabunda. Questione. Busque entender a cabeça das pessoas que inventaram esses pecados. Acredite, se há um Deus, ele não está nenhum pouco interessado com quem as pessoas vão para a cama ou fazem debaixo do chuveiro. Nem com as roupas que vestem, nem com castigos no além, nem com uma membrana deflorada antes do casamento. Essas mentiras foram criadas pelos homens que criaram as religiões (obviamente sem a participação das mulheres) para melhor controlar o povo, mas as elites do poder não querem que o povo saiba. Temem que as pessoas comecem a ser mais felizes e não precisem mais delas.

6. Case somente se achar alguém que você goste de conversar e tenha mais afinidades do que diferenças.

Pois quando a beleza for embora, ou antes, você irá querer procurar a felicidade em outro lugar, e as diferenças acelerarão a separação. Ouvimos dizer que o casamento é indispensável para a felicidade. Mas pelo número de separações, tudo leva a crer que o casamento não está fazendo as pessoas felizes. Gaiarsa diz em um de seus livros: “Nada mais longe da felicidade do que o convívio muito frequente, obrigatório e exclusivo, este gera tédio e logo depois a agressão”. Reinvente o casamento. Permita-se mais liberdade. Quem ama volta. Se sua mulher ou seu marido for a uma festa ou viajar com amigos, isso é bom para vocês, para quebrar a rotina. Combata o ciúme. O ciúme não permite vocês respirarem, o ciúme faz com que o ciumento perca tempo e energia vigiando o outro o tempo todo. O dia que alguém inventar um remédio para o ciúme, os casais serão muito mais felizes. O ciumento diz: “Meu ciúme é sinal de amor”. Concordo que um pouco de ciúme dá um charme à relação. Mas quando exagerado, o ciúme é sinal de que você ama apenas você. E está pouco se lixando para a felicidade do companheiro. O ciumento doentio quer que o outro seja feliz apenas do seu lado. Ninguém é feliz ao lado de um ciumento doentio.

7. Tenha filhos só quando estiver preparado.

Casais pensam que só estarão completos se tiverem pelo menos um filho. Filho, sem dúvida, traz muita alegria ao lar. Mas de acordo com pesquisas, a maioria dos casais fica mais estressada e infeliz depois dos filhos e a qualidade de vida cai bastante. Isso é pouco divulgado porque não é politicamente correto. As pesquisas sugerem que para ser feliz com filhos, o casal precisa: ter maturidade, condições psicológicas e financeiras para assumir o papel de pais; gostar de crianças, estar disposto a renunciar grande parte de sua liberdade em favor dos filhos, entre outras coisas.

8. Comece a cuidar da saúde agora. A maioria das pessoas que perderam a saúde e aguardam a morte chegar em meio a dor e sofrimento, fariam de tudo para voltar no tempo para reverem seus hábitos. Alimente-se bem, não beba com exagero, não se drogue e pratique esportes. Não espere por um enfarto, um câncer de pulmão arruinar sua vida...comece a cuidar da saúde agora.

9. Seja aquilo que você deseja ser, não aquilo que os outros desejam que você seja.

Sabe qual é a frase mais ouvida no leito de morte? Não? É essa: “se eu pudesse voltar no tempo, faria tudo aquilo que eu queria fazer, e não o que os outros queriam que eu fizesse.”

Para concluir, deixo essa regra de ouro:

Seja e faça o que quiser, desde que não prejudique a si mesmo e aos outros. E respeite as leis. A vida é muito curta. Aproveite-a da melhor forma possível.

Fernando Bastos
Enviado por Fernando Bastos em 03/08/2015
Reeditado em 07/08/2015
Código do texto: T5333118
Classificação de conteúdo: seguro