Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Sobre a Dengue, o Zika e o Aedes Aegypti

Preocupamo-nos em lamentar tragédias, porém muitas vezes esquecemos de preveni-las como se deve. Com a chegada do verão e as chuvas recorrentes,  devemos sim, por mais que já se tenha exaustivamente falado, estarmos cada vez mais atentos em não deixar em nossos quintais água parada, para evitarmos a proliferação deste mosquito teimoso e portador de vírus extremamente perigosos: a Dengue, o Zika e a Chicungunya.
Sim, porque agora além da Dengue que já fez milhares de vítimas, muitas delas infelizmente fatais, soube-se que o mosquito também é transmissor dessas outras duas doenças que também podem levar a morte, como consequência mais grave. Mas o que têm preocupado as autoridades e a mim, como cidadã, mãe, tia e um dia avó,  é o aumento de casos de fetos com má formações neurológicas,  a Microcefalia, uma doença  em que a cabeça e o cérebro das crianças são menores que o normal para a sua idade, influenciando o seu desenvolvimento mental.  A transmissão acontece quando a mãe grávida é picada pelo mosquito  Aedes Aegypti, o mosquito da dengue, esta relação entre o mosquito e o Zika Vírus foi confirmada esta semana pelo Ministério da Saúde.
Os estados de Recife e Pernambuco decretaram estado de emergência, os casos aumentaram de  6.573 ano passado para 119.646 até agora, sendo 487 notificações de Microcefalia no país.
A microcefalia é uma doença grave, que não tem cura, e a criança que a possui pode precisar de cuidados por toda a vida, sendo dependente para comer, se mover e fazer suas necessidades.

Preocupante e lamentável, que, em pleno século XXI, onde as pessoas têm acesso imenso e livre à informação, ainda se tem que insistir constantemente em campanhas de prevenção, que é algo tão simples, fácil e salubre para tudo na vida: a higiene.
A única forma de evitar as três doenças é com o combate do mosquito, através da eliminação dos criadouros do mosquito nas casas, no trabalho e nas áreas públicas. Uma tarefa de todos, e todos sabemos o que temos que fazer. Basta colocar em prática.
Catia Schneider
Enviado por Catia Schneider em 30/11/2015
Código do texto: T5466046
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre a autora
Catia Schneider
Joinville - Santa Catarina - Brasil, 42 anos
146 textos (36155 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 01/03/21 08:41)
Catia Schneider