O encontro POÉTICO do Apelo Dialogal

Que a geração futura encontre-se no encontro com o seu tempo, e, mais do que nunca, reflita sobre a realidade circundante. Que o homem desse tempo que está vindo construa um encontro com seu igual, o outro homem. Pois o encontro de dois homens é sempre um encontro: cada um encontra-se no seu encontro.

Todavia nesse encontro, o homem não se esconde, pelo contrário, ele fala: fala de si; fala para si; fala de si nesse encontro, no relacionamento com o outro. Este fala por meio de palavras! Não só apenas, porém fala.

As palavras falam por alguém, e comunicam com pessoas.

Como “as palavras do Poeta”:

O poeta não inventa a poesia;

Vive a realidade.

O poeta não escreve poemas,

Escreve, antes de tudo, sua própria história.

O poeta não se utiliza apenas de sentimentos,

Mas de palavras

Que expressam

O que está sentindo.

O poeta sente...

Vive esse sentimento com a liberdade de expressão!

Ele se banha com as palavras.

Transcendem-nas!

A palavra do poeta é:

Informação que expressa todo seu ser;

Expressão que apela ao viver;

Apelo ao humano, que sente e vive.

O apelo ao outro o possibilita abrir-se ao relacionamento. Mas, só existirá um verdadeiro encontro entre o eu e o outro, no relacionamento, quando o outro souber que o meu eu está aberto para ele. Quando o outro fizer a sua escolha para adentrar no relacionamento com o meu eu, esse relacionamento não é apenas de um, mas de ambos. E, sobretudo, de nós dois. O outro que se abre e o eu que o acolhe, também, na abertura, pois são e estão no diálogo.

O outro é aquele que está comigo, fala com meu eu, mas não me pertence. O outro pertence à sua liberdade; pertence a si mesmo. Ele me dá a liberdade de escolher o encontro comigo, através de sua abertura. O outro, todavia, é aquele ao qual meu eu dirige o seu apelo. Apelo de encontro; de diálogo.

Padre Joacir d'Abadia, Filósofo escritor especialista em Docência do Ensino Superior.

Joacir d Abadia
Enviado por Joacir d Abadia em 24/10/2016
Código do texto: T5802064
Classificação de conteúdo: seguro