ARROGÂNCIA e MORTE NA ARTE - A ARTE ESCAPA? Introdução em sua parte I.

Onde nascem as palavras? estes termos tão sincrônicos e ao mesmo tempo anacrônicos ?

Onde se iniciou o sonho e a realidade para o ser humano?

Tais indagações primam pela lógica; pela fé; pela efemeridade; pelo amor: talvez sejam questionamentos aparentemente simples, e paradoxalmente complexos.

Os silogismos são filosóficos, e o amor à sabedoria (filosofia) que encanta a alguns Homens ao longo da história buscam desvendá-la e traz em sua essência a paz e a convicção da existência da alma e do corpo.

E durante o desenrolar desta síntese e análise que se fará mister no desenvolvimento dessa produção textual, o tema abordado duelará denotando antagonismos que em alguns momentos raros de parceria historicista darão à luz a uma nova perspectiva histórica.

O Cinquecento, último período Renascentista trouxe em seu bojo cultural nomes como o de Leonardo da Vinci Rafael e Michelangelo, artistas que tiveram suas obras como base para a identificação de um estilo que ficou conhecido como "Renascentista".

O "Chiaroscuro" de Leonardo da Vinci transformou-se em método de composição do claro e escuro em suas pinturas e se alia ao "sfumato" (Esfumaçamento) com seu toque de nitidez; esse preciosismo virtuoso na pintura deste artista é notório no quadro Monalisa e a Virgem dos Rochedos.

E ao contrário de Da Vinci que despreza a escultura como meio de expressão Michelangelo seria o poeta do corpo através da plasticidade tridimensional. Inspirado em Platão e na dualidade de sua filosofia Michelangelo ressalta a tensão entre corpo e espírito: A carne e alma.

E toda arrogância renascentista da arte ficou reservada a arte flamenga e povos nórdicos: que ao contrário da arte italiana, não se sentiam atraídos pelas filosofias de estilo de arte - A arte flamenga se encontrava ligada oa gótico tardio e ligava-se à Corte de Paris.

Felipe III, o Bom, Duque de Borgonha, mudou sua corte de Paris para Bruges (em Flandres) por conta da evolução da Renascença que crescera nesta área geográfica do mundo.

Parte I - da Introdução por Valeria Guerra Reiter

Valéria Guerra
Enviado por Valéria Guerra em 07/11/2016
Código do texto: T5815904
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.