O Bebê Na Caixa De Papelão
 
Em 1938, as gestantes de baixa renda da Finlândia receberam do Governo o Kit de Maternidade que viria a  ajudar a  combater a mortalidade infantil no país. 
Desde 1949, o Kit da Maternidade é uma tradição de muito orgulho do povo finlândês e cada  futura Mamãe, que está registrada no projeto até o quarto mês de gestação, independente da sua situação financeira, recebe esse kit. 
O Governo desenvolveu esse projeto a fim de proporcionar a cada novo cidadão nascido na Finlândia  um começo igual, sem descriminação social. Cada kit contém: colchãozinho, cobertor, saco de dormir, roupa de cama, fraldas de pano, toalha de banho, produtos para a higiene do bebê, macacãozinhos, roupas de frio,  brinquedinhos e ainda camisola, calcinhas e absorventes para as Mães. Todos os  itens vêm dentro da caixa de papelão que será usada como a primeira caminha do bebê nos seus primeiros meses de vida.  

bebê caixa papelão finlândia

 
Se na década de ´30, a taxa de mortalidade infantil era alta na Finlândia, muitas acreditam que hoje, esse kit, que vem com itens materiais básicos que  qualquer bebê precisa nos seus primeiros meses, é responsável pelo país ter a mais baixa taxa de mortalidade infantil do mundo e também por ter 'as Mães mais felizes do mundo'.
A caixa de papelão  é o símbolo da  igualdade  para o povo finlandês. As futuras Mamães podem optar pelo Kit da Maternidade ou uma ajuda financeira (150 EUR ou R$497,00), mas 95% optam pela caixa que vale muito mais, tanto em termos  financieros quanto na boa qualidade de vida para o bebê nos primeiros meses de vida que são tão importantes. 


OBS: Nossos Políticos viajam pelo mundo inteiro, gastando o tão suado dinheiro do povo e nunca trazem boas idéias ou projetos na bagagem.
Pelo que vejo, muitas das gestantes brasileiras 'esbanjam' o auxílio maternidade ou Bolsa da Família em pequenos luxos que custam uma fortuna.
Quando meu primeiro filho nasceu (1985), fralda descartável era um luxo, Custava literalmente os olhos da cara. Tivemos que comprar um pacotão de fraldas descartaveis da Johnson & Johnson para levar à Maternidade e só podia ser da J & J porque só havia fralda descartável dessa marca e só era vendida em grande quantidade. A fralda descartável era usada só quando saímos para um longo passeio. Todos os dias da semana, inclusive no fim de semana, no meu dia de descansar, eu tinha que lavar à mão as fraldas do meu filho com sabão de coco, deixar quarar ao sol e nunca colocar cândida/Q-boa ou minha Mãe me matava! Hoje, fralda descartável é encontrada em qualquer supermercado e farmácia.. Existem inúmeras marcas estrangeiras e também nacionais. O preço continua  salgado, mas as Mamães de hoje estão nem aí para o preço e muitas crianças usam fraldas até os quatro ou cinco anos. Imagine se a Mamãe vai estragar suas lindas unhas. Vou parar por aqui se não enfarto.
 
Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 10/02/2017
Reeditado em 10/02/2017
Código do texto: T5908353
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.