PANELAS VAZIAS - BRASILEIROS - HOMEM AMERICANO.

E o Brasil (com z) como vai? vai bem?

Qual a origem do homem americano? Data de 12.000 anos? é a de Clóvis?

Através do estreito de Bering . ocorreu migração de asiáticos para o Continente americano? e isso originou este povo... das bandas desse vasto continente, e Luzia que fora encontrada em Minas Gerais, o que tem a ver com esta história, e a colonização sul americana? foi planejada, como tudo o é, nesta imensidão?

Sim o crânio de Luzia foi achado pela Arqueologia, em 1975, e sua datação através do carbono 14, se tornou uma provável evidencia contraditória a Teoria de Clóvis; aquela da migração asiática. Amplo debate se acercou do fato, e até 1990, o assunto ficou meio que off line; Luzia tinha aparência negroide, e isso sugere então a existência de pelo menos dois grupos distintos primitivos no Continente americano; comparando a história da teoria de Clóvis.

E as panelas vazias de nossa contemporaneidade brasileira do ano de 2017? o que tem com toda essa história primitiva das origens de ocupação do espaço americano, quem colonizou o Brasil da América do Sul o fez a ferro e fogo, e é ainda, a ferro e fogo que os descendentes de Luzia vivem! Embaçados pela lei da escravidão, que nunca deixou de existir, apenas mudou as regras que subsidiam tal modo fácil de exploração do Homem colonizado.

Sim, desde 1139, Portugal é uma nação, que ao romper os laços de vassalagem proclama a sua independência em tempos de transição da Baixa Idade Média para a Idade Moderna - e começou sua expansão territorial ao sul do país: Nasce então a administração patrimonialista do rei junto aos bens públicos, como se estes fossem bens particulares, a monarquia portuguesa já possui boa parte da autoridade e poder.

Ao alcançar o século XIV, Portugal é favorecido por sua geografia que tem um pé no mar Mediterrâneo, e outro pé no Oceano Atlântico, o pequeno reino ibérico se vale também de seu espírito aventureiro e embarca literalmente em navios de exploração marítima que visavam as conquistas territoriais além-mar. Da Dinastia Borgonha até a Dinastia de Avis, o reino de Portugal assiste ao nascimento burguês que monopoliza o Mundo Médio/Renascentista com a "Escola de Sagres".

A primazia náutica portuguesa empreendeu todo o processo audacioso de conquista de outras terras do planeta; e de Sagres, sul de Portugal, partiram as caravelas que avançariam sobre as Índias, e sobre o Brasil. Brasil este que fora inventado por seus conquistadores/salteadores/mapeadores. E de Pindorama (Terra das Palmeiras), perpassando por Ilha de Vera Cruz, Terra de Santa Cruz; o Brasil de Cabral a Cabral vem sendo espoliado, em suas riquezas naturais, e escravizado no que tange aos descendentes de Luzia, e no hoje, depois do grande e colonial extermínio de índios (povo nativo aqui encontrado), e da grande escravização de povos africanos que para cá foram trazidos, o povo ressurgido é espoliado e assassinado agora - ainda - barbaramente.

De panelas vazias, desempregados, sujeitos a um governo que se baseia na Corrupção para gerir, o representante do Homem americano do sul geme, chora, e morre sem saber da sua real historiografia.

VALÉRIA GUERRA REITER - escritora, historiadora, atriz, bióloga, acadêmica.

Valéria Guerra
Enviado por Valéria Guerra em 19/07/2017
Reeditado em 19/07/2017
Código do texto: T6058941
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.