ULTIMO CAPITULO

ÚLTIMO CAPÍTULO

Nós todos conhecemos a fixação que o brasileiro tem pelas novelas da tevê. É só observar nos jornais, os nomes com que são registradas as crianças para ver confirmada essa minha assertiva. Quando acaba uma novela, escuta-se das (e dos) noveleiras, o veredicto: “Agora não vou mais ver novela, tenho mais coisas para fazer em casa, novela é tudo igual, vou usar meu tempo com a família, em coisas mais úteis... de vez em quando dou uma olhadinha (igual ao Big-Brother), só para ver como está...”.

Como o cigarro que traz consigo centenas de preparados químicos para provocar a dependência, as novelas usam técnicas semelhantes, como amores proibidos, paixões impossíveis, realidades sociais, como crianças desaparecidas, golpes políticos, questões atuais e romances primaveris. Um desses produtos, injetado uma vez que seja, numa (ou num) telespectadora, cria o vício. A novela brasileira tem força para mudar o comportamento, critérios morais, padrões sociais e a moda de nosso pobre povo tupiniquim.

Esse sistema de novelas longas só existe no terceiro-mundo da América Latina (Brasil, México, Argentina e Venezuela, esses dois em menos intensidade). Nos Estados Unidos tem novelas, mas só em canais para hispânicos subdesenvolvidos... Alguns países compram nossas novelas, mas coisa se-lecionada, fruto de literatura, como “Escrava Isaura”, “Sinhá Moça” e “Gabriela” que eles adaptam em vinte capítulos. Agora, coisa braba é homem vendo novela! Mas pior que homem que vê novela é o Mané comentando novela... Aí sim, é dose! Eu senti isso na carne.

Há tempos fui almoçar com um empresário, para fecharmos um negócio de consultoria que só conseguiu ser fechado às cinco da tarde, pois durante o almoço, o cidadão falou o tempo todo em novela, sintetizando para os presentes toda a trama do drama da vez, com análise detalhada de cada personagem.

Na falta de atrações de lazer que existe, e nas poucas perspectivas da po-breza de nossos canais abertos, a novela não deixa de ser uma opção, só que não deveria ser tão totalizante como é. Uma boa leitura seria uma alternativa mais cultural. Pior ainda quando a novela se aproxima do fim. Na sexta feira do último capítulo, o Brasil para, e todos se arriscam a diagnosticar quem matou Odete Roitmann.

Conheço uma história curiosa. O marido chegou cansado e foi tomar banho. Nesse meio tempo, começou a nefasta novelinha. Mulher, filhos e o raio da sogra encarapitados no sofá da sala assistiam, sem pestanejar. Janta? Nem pensar! O homem ficou zangado. Sentiu uma dor no peito. “Isso não é nada, paizinho, é coluna, toma um dorflex que passa!” De novo ele se queixou. Ela reclamou que era boicote à novela. A dor aumentou. O marido pediu para levá-lo ao hospital. “Não é nada, bem, vai ao banheiro que passa!” Resultado: o cara in-fartou, quase morreu. Podia ter sido, para ele, o “último capítulo”.