A Midia e Varios Olhares Sobre um Acontecimento

Como foi noticiado

Quando começaram a pipocar na midia as primeiras noticias da prisão do Bicheiro Carlinhos Cachoeira, o Brasil começou a ficar confuso. Seria mais um caso de corrupção do Governo do PT? Isso porque quem leu a Folha online do dia 29 de Fevereiro já percebeu que de cara na abertura da noticia, a tentativa de ligar Cachoeira ao inicio do Mensalão estava clara. Em nenhum momento a noticia cita o envolvimento do Senador Demostenes Torres que já vinha sendo denunciado pela emissora Record fazia já algum tempo.

Nas mãos do Procurador Roberto Gurgel desde 2009 elementos substanciais da investigação da Policia Federal que demonstravam forte ligação criminosa entre Demostenes e Cachoeira. Porem o procurador ligado a direita, segurou a denuncia por três anos consecutivos.

Na capa da Veja do dia 29 de Fevereiro o dia da prisão de Cachoeira, na revista acostumada a se antecipar os fatos nada sai sobre o caso, porem traz a foto do Padre Marcelo Rossi e o titulo de que o Brasil esta lendo mais. O silencio da Veja sobre o caso somente acaba no dia 18 de Abril, porem não para falar sobre Cachoeira, mas sim sobre que a CPI sobre o Bicheiro estaria servindo para desviar o foco da atenção do caso Mensalão. Já a Revista Carta Capital em 8 edições do dia 30 de marco ate 18 de maio trás na capa denuncias sobre o caso Carlinhos Cachoeira.

No dia 09 de maio quando todos os veículos de comunicação já falam abertamente de envolvimento dos mais variados grupos políticos com Cachoeira a Veja finalmente expõe na capa sobre esse caso tão vergonhoso.

Quando estoura o envolvimento do Editor da Veja Policarpo Júnior com o Bicheiro Carlinhos Cachoeira, onde ele teria pautado a revista durante muitos anos, inclusive criando a capa de varias denuncias contra o José Dirceu, a Revista em vez de assumir a meia culpa por ter errado, publica na sua Capa da edição de 16/05/2012 que estão tentando censurar a midia. No caso a própria Veja sugere que se deve controlar as redes sociais, pois elas estariam sendo manipulada pela esquerda brasileira.

A Globo através do seu jornal O Globo parte em defesa do grupo Civitta, tentando dizer que tudo não passava de uma arquitetação da esquerda petista contra a Revista Veja.

Num outro caso que aconteceu recentemente em São Paulo em 22 de Janeiro quando da reintegração de posse do grupo Selecta do investidor Naji Nahas, onde dois mil soldados desalojaram seis mil pessoas que ocupavam o terreno em São José dos Campos-SP. Houveram denuncias de abuso de poder durante o ato de retirada das familias.

O interessante notar ‘e que enquanto a Record mostrava a policia jogando as famílias na rua e deu para ver no noticiário durante vários dias, o comentário de Jose Nêumanne Pinto no Blog Ucho.Info já acha correto o que fez a juíza que segundo ele cumpria uma ordem legal e o Brasil ‘e um Estado democrático onde existe a propriedade privada.

Lembrando que Naji Nahas segundo o comentário do Jornalista Ricardo Boechat, teve responsabilidade pela falência da bolsa de valores do Rio de Janeiro e como alguém falido o Estado teve que cumprir um ordem para que o bem fosse devolvido ao dono.

A Globo nem tocou nesse assunto, muita gente ate hoje se pergunta o que foi o Pinheirinho.

De que lado a Midia Esta?

Durante esse ano de 2012 muita gente tentou entender esse caso, porem como a maioria das pessoas não muda de canal e tem sua TV 24 horas na Globo, uma emissora padrão em tecnologia e com grande alcance as massas, o que realmente aconteceu foi que antes das novelas as pessoas que viram o Jornal Nacional depois que foi publicado a Veja falando novamente de Mensalão e não citando nada sobre Cachoeira pode perceber como a TV do grupo Marinho reproduziu quase todo seu jornalismo para referendar o que a Revista dizia.

Enquanto os outros canais mostravam Policarpo Júnior em mais de 300 conversas com o Bicheiro Cachoeira, se alguém viu algo na Globo sobre a Veja foi somente para atacar o PT. Não tem novidade que a Globo omita informações, não podemos esquecer o caso Ricardo Teixeira, onde a BBC de Londres divulgou matéria especial falando da corrupção na CBF e que foi repercutida no Brasil na Record e a Globo nem tocou no assunto.

No caso dizem que só fala de algo quando existe uma investigação concreta, porem não acontece assim quando foi para alarmar o Brasil com supostos casos de corrupção no Governo Dilma, mesmo sem provas, foi fartamente explorado o assunto. A midia parece ter decidido tomar partido por causa própria, vemos a parcialidade nas informacoes que são divulgadas, basta chegar nas ruas e conversar com as pessoas e podemos ver que elas não sabem de muita coisa do que esta acontecendo nosso Brasil, mesmo assistindo todos os dias o Jornal Nacional.

O caso Pinheirinho mostra mais uma vez como a imprensa brasileira esta dividida e pior que esta de lado de algum partido politico, o que fica mais grave pois a populacao nao fica esclarecida de uma forma completa sobre quase nenhum assunto tudo parece obscuro e se voce for menos atento tem aquilo como algo realmente coerente.

Referencias:

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1055059-pf-prende-carlinhos-cachoeira-em-operacao-contra-jogos-de-azar.shtml acesso em 22/05/2012

http://albertobouchardet.blogspot.com.br/2012/05/o-procurador-geral-da-republica-roberto.html

acesso em 22/05/2012

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/como-funcionava-a-parceria-veja-cachoeira acesso em 22/05/2012

http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx acesso em 22/05/2012

http://www.cartacapital.com.br/edicoes-anteriores/ acesso em 22/05/2012

http://www.pragmatismopolitico.com.br/2012/05/globo-parte-para-o-ataque-contra-blogosfera-que-responde-a-altura.html acesso em 23/05/2012

http://www.youtube.com/watch?v=o5vZ57dmNyc acesso em 24/05/2012

http://ucho.info/civilizacao-e-barbarie-na-ocupacao-de-pinheirinho acesso em 24/05/2012