Violência. Mais um tiro na nossa cara!

Apenas mais um número para as estatísticas de violência no Carnaval Baiano?

O Carnaval de Salvador em 2018 está finalizando-se e com ele boas e péssimas lembranças. Infelizmente as péssimas lembranças pesarão mais. Tantos, inúmeros casos de violência, que o que resta é a perplexidade e o silêncio?

Vamos celebrar?! Vamos continuar celebrando as vidas ceifadas por situações extremamente banais? Sinceramente não compreendo mais a mentalidade dos Seres Humanos. A brutalidade, covardia, instintos selvagens, espalhados durante os trajetos mais conhecidos do carnaval de Salvador. Quem é capaz de deter? Quem pode controlar? A violência já é gritante no dia à dia, não há paz também no Carnaval. Cadê a PAZ? Cadê a igualdade social? Cadê a diminuição da arrogância, da ganância, do ódio entre seres humanos que têm as mesmas necessidades para viver ou melhor sobreviver. A nossa sociedade precisa acordar!!!!

Tem muitos jovens (negros, brancos, pardos, indígenas) morrendo nas ruas que são nossas! Somos cidadãos e temos o direito de cobrar dos nossos governantes maiores ações construtivas para uma sociedade mais civilizada, mais igualitária, mais justa e menos cruel, menos violenta, menos desprezível. Reflitam, pensem!!!!

Kaique Abreu é um jovem como outro qualquer que deve ter planos, metas, sonhos, ideais, família, amigos e que está sofrendo as consequências de uma sociedade em que todos nós somos os verdadeiros culpados deste quadro de horror que vivemos.

Todos nós temos culpa desta situação grave (entre a vida e a morte num hospital) em quê Kaique Abreu e tantos outros Jovens (Brancos, Negros, Indígenas, Pardos) estão vivendo neste momento de festas e cinzas.

Lamento profundamente assistir por meio dos veículos de comunicação: mortos e feridos em pleno circuito de Carnaval da Cidade em quê nasci. Época de festejarmos com Consciência, com Respeito ao próximo, com Educação, Civilidade, conceitos de que todos somos irmãos nesta Terra.

Lamento e digo: Não sinto que consegui descrever com palavras tudo o que estou sentindo. É muita indignação junta. É muita tristeza. É desencanto, angústia, pavor. Se a nossa Sociedade Brasileira tivesse acesso verdadeiro à Educação de qualidade, se as escolas públicas e particulares oferecessem as mesmas estruturas de ensino e projetos valorosos não fossem engavetados, esquecidos ou jogados fora, tudo deixaria de ser pesadelo e viveríamos uma sociedade menos hipócrita e estúpida.

A Solução não é aumentar, alimentar o ódio e sim oferecer condições, qualidade de vida para todos sem exceção. Por um Brasil melhor para todos.

E no momento pela minha impotência diante do espetáculo de horrores que observo diariamente e também durante o carnaval em Salvador e no Brasil, a única atitude que me vem à cabeça é no primeiro momento orar com a minha fé.

Pedir forças à Deus para acordar todos os dias e sair e voltar bem e com Ele sempre em minha jornada. E também oro pelo nosso Brasil. Peço forças ao nosso Povo, a nossa gente, tão misturada, tão bela, tão rica culturalmente, rica materialmente e tão roubada diariamente.

Vamos nos unir e seguir em frente, pensando sempre no amor ao próximo como à ti mesmo. As pessoas não se amam de verdade, simplesmente acham que sabem amar... Não sabem! Porquê ainda não descobriram o verdadeiro amor e acham que tem o direito de matar, acabar com a vida do outro. Isto é uma estupidez, macabra.

Vamos vencer sem atropelar a vida de ninguém. Vamos construir um Brasil melhor, um futuro melhor. Orações para todas as famílias que estão passando por estes momentos dolorosos. Não importa o seu credo, a sua religião. Parem um minuto e conversem com Deus. Reflitam, observem, mirem-se nos atos positivos que o Ser Humano é capaz de realizar. Transformem o nosso futuro incerto em algo verdadeiro e positivo.

Me desculpem o desabafo. É tudo o quê penso.

Andréa Ermelin

13 de Fevereiro de 2018.

Terça-feira

Brasil.

Andréa Ermelin de Mattos
Enviado por Andréa Ermelin de Mattos em 14/02/2018
Código do texto: T6253201
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.