PARA COMPREENDER RAPIDAMENTE O QUE ACONTECEU COM AS FERROVIA NO BRASIL

Bem antes do P.N.D.A. da Privatização e as demissões em massa dos ferroviários do Brasil. Entre o período dos governos de Vargas e dos Generais foi feito um processo no sentido de convencer os ferroviários a abrirem mão de serem estatutários e servidores públicos de carreira, A Carreira dos ferroviários era uma das mais sólidas do Brasil e tinham aposentadoria complementar R.E.F.E.R, Cooperativa Ferroviária e Até Centros de Esporte e Estádios e times próprios além de Plano de Saúde e estabilidade no Emprego, Muitos que não aderiram ao serem da C.L.T. foram colocados em disponibilidade e afastados da ferrovia, inclusive o maquinista Auro foi trabalhar no Ministério da Marinha em Ladário e conheci ele lá onde fui Fuzileiro Naval e depois Eletricista Civil. Ele estava em disponibilidade e foi aproveitado como Desenhista Técnico no Departamento Industrial da do Sexto Distrito Naval de Ladário. Com o fim das carreiras estatutárias os ferroviários ficaram contratados em regime C.L.T . e perderam a estabilidade e segurança, ai nos anos 80 começaram os pregadores da Tal privatização e como a N.O.B. já com nome de SR-10 da R.F.F.S.A. Como era o trecho mais viável e rentável da R.F.F.S.A. Os ferroviários eram servidores públicos que foram extintos com canetadas de sucessivos governos, Que nem imaginaram o estrago que estavam fazendo ao Brasil e a sua Economia?!. Ou sabiam muito bem?!

Com as "porteiras abertas" veio o chamado Estouro da boiada. no periodo mais dramático e aproveitando os efeitos do sucateamentos ferroviários induzido, veio o P.N.D.A e a Dona Elena Landau executando com mão de ferro e ordem do insano Collor a entrega da R.F.F.S.A. e o inicio foi com o trecho mais rentável da R.F.F.S.A. que era justamente a N.O.B. e com ele as demissões em massa que retiraram diretamente e indiretamente o emprego de 18 mil pessoas, pois além dos ferroviários centenas de micro-empresas e até empresas familiares, hotéis, pensões, restaurantes etc viviam em função da ferrovia e, este estrago social e redução de qualidade de vida foi só no estado de MS., cuja densidade demográfica é baixa, imaginem somando ao estrago nacional.

Por que primeiro a N.O.B. ?! Óbvio, aqui era um dos filés da R.F.F.S.A. com transporte de Diesel, Gasolina, Alcool, Gaz de Cozinha, Boi, Porcos, Vacas , Calcáreo, Cal, Cimento, grãos, Maquinas, veículos etc...E mais um dos mais emblemáticos e uteis Trens de Passageiros e Turismo do Brasil....Assim, no ufanismo Collor veio a ordem de bater o martelo e dar a N.O.B ao tal John Wayne americano da Novoeste S/A, que não passavam de empresários picaretas que vendiam canivete suiço nos EUA e nada entendiam de ferrovias....O Resto esta aí pra todo mundo ver...uma ferrovia destruída, o passageiros extindo e milhares de país de familia jogados a rua..E ainda, temos que enfrentar o discurso de gente desempregada ou mal paga de que a Privatização é o melhor negócio! Esse pessoal infelizmente não sabe que privatização para o povo é mera ilusão, só é bom para picaretas que nesses esquemas da noite pro dua mamam no BNDES e viram patrão!