ACRESCENTAREI AOS TEUS DIAS QUINZE ANOS - Is 38

Como a tecnologia ajudou muitos a prolongar os seus dias de vida, assim como também a sua juventude. O século XXI é recheado de seres humanos belíssimos, com idades que, às vezes, parecem avançadas. Mas, que possuem corpos esculturais, maravilhosos, a ponto de deixar adolescentes e jovens envergonhados. Nunca vivemos um culto ao corpo com tanta intensidade como estamos vivendo hoje, já que todos desejam ter um corpo fitness.

“Ainda não vi ninguém que ame a virtude tanto quanto ama a beleza do corpo” - Confúcio

Podemos concluir, portanto, que a ciência, e as academias trouxeram, sim, muito alivio à humanidade do século presente. Mas, a impressão que temos é de que largamos e deixamos muitas coisas pelo caminho, que nos esquecemos do principal, a nossa saúde. O exercício físico sempre será um ótimo amigo para o corpo, e para a saúde. Mas, as vitaminas que são consumidas em excesso por muitos, têm matado.

“Quando o culto ao corpo vira doença à mente sofre e o corpo padece” - Reinaldo Vasconcelos Pereira

A discussão do texto hoje não está voltado especificamente para os principais comentários feitos acima, mas para a questão da valorização da vida. Para o fato de que hoje fazermos de tudo, para nos apresentar diante do publico e da platéia, bem. Mas, quando lemos o texto de Isaias 38, não vemos um homem indo aos principais médicos de sua época para pedir que seu corpo fique mais belo, e perfeito para os outros. Ezequias, entretanto, dá passos muito maiores do que esta geração, o que pode causar certa estranheza.

“Há pensamentos que são orações. Há momentos nos quais, seja qual for a posição do corpo, a alma está de joelhos” - Victor Hugo

Quando recebe a ordem de colocar em “ordem a sua casa, porque morrerá e não viverá”, imediatamente ora a Deus dizendo:

“Lembra-te...andei diante de ti em verdade...com coração perfeito...fiz o que era reto aos teus olhos”.

O princípio defendido por Ezequias não é o de ter um corpo perfeito, para que todos vejam; não é o de que sua aparência seja a melhor, para que todos o admirem; não é a de prolongar os seus dias, para que todos o apreciem. Os recursos utilizados por Ezequias não são àqueles que a geração atual procura. Por isso, em sua oração ele pede que Deus se lembre dos passos que ele deu não diante dos homens, mas diante dEle.

Qual seria a pílula que faria o homem suportar as dificuldades de um mundo cada vez mais competitivo? Angustiado o homem vê em suas escolhas o seu distanciamento de Deus, cada vez mais ele morre mais cedo por falta de temor e tremor. Seria preciso mais quinze anos? Não sei, mas sei que Deus concedeu a Ezequias. E, em meio ao louvor de agradecimento, Ezequias declara:

“...na tranquilidade de meus dias, ir-me-ei às portas da sepultura; já estou privado do resto de meus anos”. Entretando “O Senhor veio salvar-me...nós o louvaremos todos os dias de nossa vida na Casa do Senhor” – Vs 10,20.

.......

“Minhas palavras, meu Púlpito”