Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

SEUS OLHOS ESTÃO ESCANCARADAMENTE FECHADOS ??? (“OLHO VIVO”)

SEUS OLHOS ESTÃO ESCANCARADAMENTE FECHADOS ??? (“OLHO VIVO”)

ESTÃO SIM !!! MAS, VOCÊ parece não estar nem aí !!! Reporto-me ao último filme de Stanley Kubrick “Eys Wide Shut‘. Em português: “De Olhos Escancaradamente Fechados”. Sabemos, por ouvir dizer que “os olhos são o espelho da alma”. E quando as personagens não têm uma alma, os olhos são o espelho de quê ??? De quem ???

MILLÔR FERNANDES, EM ARTIGO sobre “tradução” escreveu: — Na verdade o wide está aí não como adjetivo, mas como advérbio. A tradução deveria ser: “Olhos Abertamente Fechados”. Não era uma boa tradução. E “Olhos Amplamente Fechados”, você gosta? Eu também não. Ah, achei: “Olhos Escancaradamente Fechados”. Fala aí baianada, eu não sou porreta? — Você percebe: Millôr não é exatamente modesto.

KUBRICK REVELA EM SEU último filme (morreu cinco dias depois) ritos de sociedades secretas associados ao fator vital que move os seres ditos humanos: a libido. Seu filme pode ser definido enquanto um lugar de “encontro das águas”: cinema, literatura e psicanálise.

SCHNITZLER, FREUD, KUBRICK FORMAM uma trindade de artistas de inspiração, imaginação e talento narrativo muito acime da média. O mundo nunca voltará aos dias anteriores à existência desses personagens vitais na compreensão da engenharia humana.

A INTELIGÊNCIA HUMANA NÃO pode ser tida e havida inteligência se não for interdisciplinar. “Tio” Freud ao escrever sobre Leonardo da Vince destacou sua multidisciplinaridade: cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, arquiteto, botânico...

NINGUÉM PODE TER UMA visão adequada da realidade atual sem que tenha interesse na pesquisa dela, interdisciplinaridade. A educação, até os dias de hoje, tem mantido os corações e as mentes dos alunos e discentes apenas roçando o conhecimento interdisciplinar mais superficial. Não há interesses dos que dominam a cultura financeira e econômica, em ensinar e criar estudantes e acadêmicos que pensem a civilização, seus hábitos, comportamentos e costumes de maneira abrangente.

TODOS SÃO EDUCADOS PARA se manterem de Olhos Escancaradamente Fechados no sentido regressivo da frase. Sem perceberem nada do que realmente acontece em seu derredor. Como diria o vetusto mestre da “ciência do engano” Gurdjieff: — A fé consciente é liberdade, a fé instintiva é escravidão, a fé mecânica é loucura, a esperança consciente é força, a esperança emocional é covardia, a esperança mecânica é doença...

A FIDELIDADE IMPOSSÍVEL QUE o médico do filme pretende de sua esposa é simplesmente uma mostra do que o marido romântico espera da libido incontrolável de sua mulher. As mulheres de modo geral não nasceram para a fidelidade ironizada no filme pela senha de entrada no baile de máscaras (“Fidelio”) da realidade de cada um, onde todos têm coisas a esconder, sempre.

SE VOCÊ QUISER MAIS informações sobre este filme magnífico, que revela as entranhas secretas da sociedade global, que desnuda a vida oculta e pregressa dos barões da NWO, leia meu artigo sobre ele no site literário www.recantodasletras.com (Decio Goodnews). O nome do artigo: De Olhos (Escancaradamente) Fechados.
Decio Goodnews
Enviado por Decio Goodnews em 11/02/2019
Código do texto: T6572432
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Decio Goodnews
São Paulo - São Paulo - Brasil
1756 textos (462619 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 21/07/19 07:33)

Site do Escritor