O FENÔMENO DO "TRIBALISMO TÓXICO".

Em essência, tribalismo tóxico é uma lealdade cognoscitivas ancoradas em pseudo-argumentos a um movimento social ou tribo ideológica, ao ponto de o dogma e a disfunção se tornarem o padrão da diretriz de pensamento.

Uma das características de uma pessoa que pertence ao "tribalismo Toxico" é a capacidade de rotular pensamentos divergentes ao da tribo como sendo "estupido", racista, demoníaco, fascista, escória, atrasado, ou reacionário. Estes indivíduos também se comportam como os detentores de toda verdade, e mesmo com as evidencias expostas a sua frente que lhes contradizem, eles sempre formulam explicações alternativas que possam dá suporte aos dogmas ou verdades da sua tribo a qual pertencem.

O Tribalismo Tóxico lança explicações para fenômenos diversos da atualidade, um deles é o dos terraplanistas e sua defesa de uma conspiração das maiores agencias espaciais como a NASA etc. Os adeptos tendem a defender seus argumentos mesmo existindo milhares de falhas, a explicação é a necessidade de pertencimento a uma nova revelação ou conhecimento que os façam se sentir incluído em uma tribo ou grupo de conhecimento privilegiado.

Isso também se aplica aos Petistas e socialistas, que mesmo com milhares de denúncias de roubos e assaltos a nossa nação ainda tendem a pedir o Lula Livre e a volta do socialismo de governo, não enxergando que em lugar algum do planeta tal diretriz econômica e politica funcionou e mesmo vivenciando a crise na Venezuela, a queda dos regimes esquerdistas como o de Cuba, a transição do comunismo chinês para uma abertura de capital de mercado que está levando aos analistas a afirmarem que a China será a próxima potência mundial.

Não significa com isso que os direitistas estão isentos dessa "doença", não estão, o fenomeno Bolsonaro que por via de regra foi mal compreendido por muitos, evidenciando uma onda "messianica", "um Jesus Cristo particular", e sabemos pela história que os movimentos messianicos tendem ao fracasso. Queremos sim que tudo dê certo, mas não se pode colocar toda uma confiança em um governo.

O "Tribalismo Tóxico" é um conceito relativamente novo que ajuda a explicar o porquê pessoas inteligente e ate intelectuais se engajam em lutas e temas duvidosos e sem sentido prático e de defesa, tipo os terraplanistas e os comunistas das universidades, etc.

O ser humano tem uma necessidade extrema de pertencimento e de partidarismos ou revanchismos... Na defesa do contraditório forjam até falsos argumentos que eles mesmos começam a acreditar. Ai surgem Socialistas versos Capitalistas, Ateus versos Crentes, Feministas versos Homens, Negros versos Brancos, DC Comics versos Marvel, etc.

É sabido que, essa nova onda de defesa da "terra plana" com argumentos psudocientíficos foi um experimento que um grupo de psicólogos canadenses elaboraram para ver o grau de paixões dos religiosos e simpatizantes ao tema “Terra plana”, eles fundamentaram argumentos científicos que corroborariam coma bíblia e disseminaram em grupos diversos, frutificando em grupos religiosos de tradição teológica, professores universitários e até em grupos ateístas.

O experimento verificaria qual seria a reação e o grau de fanatismo que atestariam uma espécie de "defesa tribal" dentro das comunidades, mesmo indo contra todas as possibilidades de lógica. O motor usado para da propulsão e confiabilidade ao tema foi o argumento da "conspiração governamental", onde todos os governos e paises que tem agências espaciais gastariam rios de dinheiros para esconder que a terra é plana, só não se sabe objetivamente o porquê de tantos esforços, já que ninguém perder a fé ou deixa de acreditar em Deus com a terra esférica.

Esta falta de objetivos práticos para esconde uma monumental conspiração mundial e que não causa a menor reflexão para os que acreditam na Terra Plana é um dos fatores que atestam o tribalismo tóxico; Se define como uma vontade de pertencer a um grupo privilergiado de conhecimentos onde se sabe os segredos ocultos do mundo e onde o "querer que algo seja" ultrapassa a razão da analise objetiva e séria.

A existência de pessoas não religiosas com grau de estudos elevados que defendem esta nova roupagem da teoria da “Terra plana” surpreendeu os cientistas. O que levou a pessoas menos instruídas a aderiram a essa “crença”, uns por que olha e ver pessoas formadas e professores americanos de universidades importantes defendendo, e outras levadas pela pseudociência que está por trás de tudo isso.

A maioria é levada automaticamente acreditar, "porque tem alguém inteligente acreditando também". São por essência, “Maria vai com as outras”, assim acontece com os diretistas, assim acontece com os socialistas.

Lililson
Enviado por Lililson em 22/03/2019
Reeditado em 08/10/2019
Código do texto: T6604581
Classificação de conteúdo: seguro