AS INFLUÊNCIAS EXTERNAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS NO PAÍS

​A tecnologia no que concerne no seu avanço que ocorreu com mais intensidade na década de 90 foi um divisor de água da humanidade, embora ela já tivesse tido no passado seus prenúncios. Até então as pessoas tinham suas vidas tranquilas, embora com seus sabores e dissabores , aliás, já faz parte do ser humano. Contudo, a tecnologia fez um esfacelamento na estrutura social nunca visto , imaginado. Sabemos que seus benefícios foram enormes, porém, sabemos também que não tem como mensurar quanto esse progresso abalou as instituições sociais, em particular a família,claro , o objeto da análise deste texto refere-se a nossa sociedade em particular.

No entanto, devemos observar e lamentar o abalo que causou no sistema de empregabilidade impactando na vida social e psicológica do trabalhador. Essa categoria que mudou por completo suas vidas e não mais importante a perspectiva de futuro. Os trabalhadores ficaram sem rumo. Diante desse desalento foram obrigados a reinventarem ocupações que lhes trouxessem uma sobrevivência. O avanço tecnológico também expandiu, facilitou uma gama de informações a uma maioria de pessoas. Indivíduos se comunicam uns com os outros do outro lado do mundo sem custo nenhum. As notícias tornaram-se dinâmicas , todos ou quase todos estão conectados de alguma forma com as redes sociais. Os celulares são instrumentos dos cidadãos contra os problemas urbanos, a violência cometida por qualquer pessoa que abuse do seu poder qualquer que seja ele.

Mas essa mesma tecnologia está adormecendo uma grande parte dessas pessoas com relação ao interesse pelos livros que eram instrumentos de conhecimento , de aprendizado pelas gerações do passado.

É por demais comentado, conhecido o pensamento de Zygmunt Bruman em que ele se debruçou sobre o tema envolvendo a tecnologia, no caso específico as redes sociais, onde ele fala das relações líquidas em que as mesmas são superficiais e temporárias. As pessoas valorizam mais as relações virtuais do que as reais. É como que as relações reais não tivessem mais nenhum tipo de atrativo, e que não quisessem ter mais vínculos duradouros , o que na verdade essa relação esse tipo de comprometimento. Ao contrário das relações virtuais em que é só apertar uma tecla, pronto,já se livrou do incomodo.

Outra questão a ser abordada aqui embora não tenha um alinhamento direto com a tecnologia, mas se observarmos com presteza tem. Refiro-me a expansão de algum modo e a influência relevante no comportamento do chamado tecido social, principalmente do jovem, trata-se do tráfico de drogas. Esse câncer social se infiltrou através da tecnologia para divulgar, agilizar,inovar, escamotear as drogas.

Sabemos da existência de um discurso moral direcionado contra as drogas, em se tratando de Brasil, Estados Unidos e outros por ai, contudo, o referido discurso cai por terra quando cada vez mais o tráfico se fortalece, nesse caso do tráfico de uma forma rasa, periférica, objetiva o Brasil. Quem viu o filme "Tropa de Elite" do diretor José Padilha reflete um pouco de que é o nosso país.

A nossa sociedade virou de cabeça para baixo nesse processo todo de um encaminhamento de mudança e viés ideológico bastante forte que podemos chamar de golpe de misericórdia de mudança de mentalidade. Temos países como o Japão e outros como exemplos em que a tecnologia não foi um elemento abalador em que desestruturasse a sociedade desses países.

O Brasil, além do efeito tecnológico teve como principal desdobramento os experimentos de ideias ditas inovadoras , "revolucionárias", modernas, principalmente no que concerne a educação e foi ao longo do tempo refletindo os efeitos transbordantes na mentalidade das gerações seguintes. Um país envolvido com problemas sociais, em que estamos colhendo os efeitos catastróficos de todo essas experiências dos teóricos que resultaram no laboratório dos cientistas malucos

inclemente
Enviado por inclemente em 17/07/2019
Código do texto: T6698455
Classificação de conteúdo: seguro