EM BAIXO OU EMBAIXO? QUAL EXPRESSÃO USAR?

Prólogo

A priori, isto é, em virtude de dados ou fundamentos anteriores, vocês estudantes amigos, concurseiros contumazes, falantes do idioma português no Brasil, autodidatas e eternos aprendizes iguais a mim e outros tantos milhões de curiosos, poderão falar e/ou escrever quaisquer das expressões: “EM BAIXO” ou “EMBAIXO”.

Todavia, ao escrever uma das expressões é preciso cautela e não esqueçam jamais: Os termos “embaixo”, escrito junto, e “em baixo”, escrito separado, são duas palavras que possuem o mesmo som, porém grafias diferentes. Além disso, são utilizadas em situações distintas. Ambas causam muita confusão quando temos que escrever uma redação. Portanto, fiquemos espertos!

É claro que por conta de os sons dessas expressões serem iguais, na linguagem do dia a dia (linguagem coloquial), não se perceberá o emprego errado de uma e de outra, mas aprenda de uma vez por todas a usá-las corretamente nas redações, conferindo abaixo seus significados, regras, usos e exemplos. Em baixo (separado) é um adjetivo. Embaixo (junto) é um advérbio de lugar.

EM BAIXO

Quando escrito de forma separada o termo “em baixo” desempenha a função de adjetivo na sentença. Ou seja, nesse caso, ele qualifica um substantivo:

Exemplos:

1. Educada, Fabianne repreende seu filho Arthur em baixo tom.

2. Na estrada para Petrópolis é melhor dirigir em baixa velocidade.

3. Em baixo contraste a beleza do vestido realça a cor da pele.

EMBAIXO

A palavra "embaixo", escrita junto, é um advérbio de lugar que significa que algo está numa posição inferior em relação a outra coisa. Ela é sinônimo de abaixo, debaixo, sob, por baixo e antônimo de em cima, acima e sobre. Além disso, é comum esse termo vir acompanhado de uma preposição formando, assim, uma locução adverbial, por exemplo: embaixo de.

Exemplos:

1. Eu deixei o revólver embaixo do travesseiro.

2. Brincando de esconde-esconde, as crianças Pedro e Arthur se esconderam embaixo da mesa.

3. Por conta do frio intenso passei o dia todo embaixo dos cobertores.

CONCLUSÃO

Não é demais concluir esse texto informando que nele não há nenhuma novidade gramatical a ser acrescida. O tema deste escrito está fartamente explicado nos “blogs” e “web” de uma forma geral por muitos estudiosos, gramáticos, professores e até por incipientes autodidatas e curiosos iguais a mim. Ah! É claro que podemos usar uma frase com as duas expressões, mas nem por isso se misturam as funções de um adverbio de lugar com um adjetivo. Vejamos neste exemplo:

EM BAIXO tom, mostrando sua educadíssima forma de admoestar, Fabianne – minha doce e aguerrida filha – repreendeu seu filho Pedro Henrique porque ele jogou seu (dele) celular EMBAIXO do sofá. Aqui observamos que EMBAIXO é um adverbio de lugar enquanto EM BAIXO, no início do período, é um adjetivo com a função de modificar (qualificar) um substantivo.

Ah! Já estava esquecendo de uma curiosidade: No português falado em Portugal o termo escrito separado “EM BAIXO” é utilizado como advérbio de lugar: Exemplo: Luzia telefonou para Wilson e disse sibilante: “Vou enviar um bilhete informando onde estou...”. E o bilhete dizia, com a escrita “EM BAIXO” considerada correta em Portugal:

“Estou em baixo da marquise do hotel "Crowne Plaza Porto" te esperando para tomarmos um vinho do porto com bacalhau desfiado, batata palha frita, cebola frita às rodelas finas, ovo mexido, azeitonas e salsa picada. Ah! Caro poeta... se não sabes o nome desse prato eu te ensino: Chama-se “Bacalhau à Braz” (Divino). É um típico prato português de bacalhau.”.

____________________

NOTAS REFERENCIADAS

– Todas as Gramáticas Normativas do Idioma Português;

– Textos livres para consulta, da Imprensa Brasileira;

– Assertivas do autor que devem ser consideradas circunstanciais e imparciais.