JUVENTUDE: SE ASSENTARMOS UMA META, NOSSAS VIDAS SERÃO DIFERENTES

JUVENTUDE: SE ASSENTARMOS UMA META, NOSSAS VIDAS SERÃO DIFERENTES”

Antes de mais, gostaria que prestassem maior atenção nesse texto, não porque ela seja importante, afinal de conta são ideias que reúno aqui, mas que poderão modificar vidas de quem as lê.

Começo por essa pergunta, o que você como jovem deseja ver nos próximos 50 anos? Imaginem alguém daqui a esses 50 anos vos perguntar: o que fizeram para mudar o vosso país?

Quando duas pessoas(jovens) se cruzam pela primeira vez, é comum a seguinte pergunta: Quem é você? E a resposta tem sido nesses termos, Eu sou um jovem! Porque será? Porque a época mais bonita e importante na vida é a juventude. A juventude deve se tornar uma base para o estabelecimento seguro do futuro, a pedra fundamental para a nova era. Nesta faixa etária, os jovens procuram seu próprio caminho, desejam voar, contempla o horizonte com os olhos cheios de esperança, estão repletos de futuro e ilusões. Tem dito um Santo Papa “Um Jovem é uma promessa de vida que carrega em si certo grau de tenacidade; tem loucura, uma dose de sonhos e esperanças”, Papa Francisco.

O estranho, é que cada vez mais fica dificl encontrar esse entusiasmo entre nós os jovens. Cada vez mais aumenta o número de jovens dignos de pena, jovem sem rumos, sem metas, que vagam para lá e para cá, sem descobrir qual a finalidade da vida.

Pensem nos grandes líderes da humanidade, eles estabeleceram claramente desde pequeno seu objectivo de vida e viveram lutando para conquistá-lo. Nelson Mandela, Gandi, Luther King, Abraaham Liccon, Madre Tereza, só para citar algumas referencias.

Todos nós fomos criados para sermos pessoas extraordinários. Nenhum de nós, mas ninguém nesse mundo nasceu sem significado. Com Deus podemos fazer coisas magnificas. Voce não precisa ser cristão para se unir a ele. Eu particularmente, quando descobri Deus, me transformei numa pessoa totalmente diferente.

A maioria dos jovens de hoje está amarrada nos estudos, sem assentar uma meta ou objetivo de vida. Atenção! Não estou querendo dizer que a faculdade ou a escola não é importante, mas ela não deve ser o nosso objetivo. A faculdade ou escola é um lugar onde se pode obter estudos para realizar um objetivo de vida; ela mesma não pode ser um objetivo da vida.

O que estou sugerindo neste artigo , é uma história que vai além da faculdade ou profissão. Assentar um objetivo de vida é definir o significado da vida que cada um quer ter.

JOVENS QUE ABRAÇAM O MUNDO

Assentar um objetivo de vida é igual plantar uma arvore. Se plantar uma macieira atrás da sua casa, você terá maçâs. Se plantar uma manguera no quintal de sua casa, terá mangas. Portanto, a intenção é que sempre que plantarmos uma fruta temos que pensar em qual lugar aquela fruta seria melhor colhido. Ou seja, quando estabelecermos nossas metas ou objetivo de vida, precisamos de deixar nosso coração aberto e não deixar de olhar para o mundo inteiro. Olhar Moçambique no seu todo que sofre pela fome e pobreza, Olhar para Palestina, Israel, EUA. Quem não aventura não chega à ilha do tesouro. Então sempre que estabelecermos um objetivo das nossas vidas, precisamos pensar no mundo, transcendendo nossa nação. Um sapo dentro do poço não percebe que existe um mundo bem maior fora dali.

Em Moçambique, há lugares que não tem água nem para cozinhar e há outros que tem demais. Há lugares que não tem energia electrica aqui na capital de Maputo, mas tem lugares que nem conseguem gastar o consumo mínimo. O que está em causa, é que falta pessoas que ocupem a função de distribuir de maneira justa o que sobra e o que falta.

LÍDER GLOBAL vs ALDEIA GLOBAL

Creio que esses dois conceitos não são novos, são conceitos que viraram moda hoje. Muitas pessoas confundem o ser Lider Global, alguns se dedicam dia e noite estudando ingles de forma fluente. O Caminho para sermos Jovens com visão global, com uma liderança global é aquele que já vos apresentei: Abraçando o Mundo. Um líder global tem que possuir o espirito pioneiro, aquele que pensa no problema do planeta como se fosse seu problema e que deseja resolvê-lo. Jamais será um verdadeiro líder global quem desejar uma vida tranquila. Nós precisamos de pensar pelo nosso país, precisamos de pensar no mundo, sentir o mundo como nosso próprio país, amar toda a humanidade como se fossem nossos próprios irmaos.

Ou seja olhar Moçambique, olhar também para Africa, olhar pela Europa, pela Asia, isso é aldeia global. Arriscar sua vida na linha de frente para ajudar os refugiados de guerra xenófobo na Africa do Sul. Essa escolha depende de cada coração. Ir nos lugares solitários, lugares escuros e difíceis para ajudar o nosso próximo. Não há preço para pagar isso.

Enfim(…) Desejo que em nosso solo pátrio apareçam muitos jovens se comprometendo com a liderança global no verdadeiro sentido, que surjam Líderes diplomáticos que impeçam os confrontos nas regiões de conflitos. Desejo que nasça e renasça lideres como Madre Teresa, que salva as pessoas pobres que vagam pelas ruas e morrem, que surjam mais “Lutheres Kings” que sonham e lutam pelos sonhos. E também que surjam líderes da Paz, que desenvolvam um mundo novo e desbravam a terra e o mar que as pessoas abandonaram.

Este trabalho começa justamente em sonhar e estabelecer um objetivo de vida. Quem ainda não pensou nisso, pensa agora, que sejamos líderes globais com espirito de pioneirismo e que estabeleçamos um objetivo de vida significativo com UM SONHO QUE OS OUTROS NÃO SONHARAM.

Sydney Sindique
Enviado por Sydney Sindique em 23/09/2019
Código do texto: T6751637
Classificação de conteúdo: seguro