COMO NÃO SER INFELIZ

Prólogo

Muito se escreveu e ainda se escreve sobre a felicidade. Como ser feliz? O que eu devo fazer para alcançar a felicidade? Preciso enriquecer a ponto de não saber o quanto sou rico? Devo buscar o amor? Ora, Clarice Lispector dizia e escrevia com muita propriedade: “Amor é para distraídos. Ninguém se apaixona buscando se apaixonar...”. – (SIC).

Portanto, é por essa razão que resolvi escrever COMO NÃO SER INFELIZ. Ora, ninguém quer ser INFELIZ, mas quantos desejam, lutam e pelejam com fé e determinação para alcançar a real felicidade?

Se igual a mim você se sente bem ouvindo Hans Florian Zimmer, Yanni, James Horner, Celine Dion, Lisa Gerrard, Enya e tantos outros clássicos internacionais... Então prossiga ouvindo esses artistas sempre que lhe for possível e nesses momentos você estará feliz e eu contente por lhe ter feito as indicações.

Mas se você nunca ouviu falar dos supracitados artistas, se gosta de outro ritmo musical, outro cantor (a)... Use seu livre-arbítrio e seja feliz. Afinal, gostos musicais, política, futebol e religião não se discutem e devem ser respeitados os gostos de cada um! Conclusão: É a satisfação do seu anseio e não a do desejo de outra pessoa que lhe fará feliz.

A FUGA DA REALIDADE

Para os budistas o desapego absoluto à matéria é o caminho iluminado para a felicidade. Então posso deduzir uma verdade incontestável: Para ser infeliz basta você ter apego aos bens materiais, ser apaixonado, ciumento, invejoso, cultuar com fervor a cupidez e desejar mais do que merece, sobretudo possuir tudo o que ainda não possui mesmo que para isso desrespeite o seu semelhante e as convenções sociais.

Ocorre que a cupidez excessiva causará ânsia e obsessão pelo TER e uma obtusa desídia com o SER. Nesse caso o progresso por meio do labor honesto, determinação e capacidade de inovação, sendo considerados de somenos importância... Para você, infelizmente, será a causa da INFELICIDADE!

RESPEITANDO AS OPINIÕES CONTRÁRIAS

Os livros de autoajuda ensinam a ser feliz? Talvez, às vezes, sim, mas há controvérsias. Escrevem alguns festejados autores: "Não critique, condene ou reclame! Só diga palavras positivas. Pare de engrossar as fileiras dos que se vitimizam.".

Há, ainda, quem ensine aos desidiosos e acomodados: "Não se considere perseguido. Sorria o tempo todo. Seja atencioso. Elogie sempre. Você pode tudo. Não questione ordens superiores... Cumpra!" – Ledo engano. Sou um exemplo vivo de que isso nem sempre ou quase nunca funciona!

CRITICAR AJUDA A APERFEIÇOAR

Ora, concordar com tudo e não criticar, mesmo que seja com educação e equilíbrio emocional e temperança, fará de você apenas um autêntico submisso, um moleque de recados, um despersonalizado "pau mandado" ou um energúmeno sem noção de autenticidade. Sabemos que ser "vaca de presépio" não faz ninguém feliz.

Creio, salvo outro juízo, que esses clichês não ensinam a ser feliz porque a vida é única para cada ser humano e é cheia de desafios a serem superados segundo as oportunidades, os desejos e as capacidades dos indivíduos. Acredito que sem críticas não há aperfeiçoamentos!

CRITICAR COM ARGUMENTOS CONVINCENTES

Portanto, é preciso criticar, responder e ponderar com convicção, firmeza e educação; não concordar com abusos e absurdos de quem quer que seja foi, durante muitos tempo e ainda continua sendo, minha oração predileta no dia a dia.

Respeitando, mesmo discordando das opiniões contrárias às minhas, sem ir de encontro às conveniências religiosas, profissionais, familiares, sociais, usos e costumes... Critiquei e ponderei, mas sempre com argumentos convincentes!

A fuga da realidade por meio da leitura dos livros de autoajuda não conduz à felicidade real desejada. O progresso material e evolução espiritual dependem muito mais do interesse individual e da resiliência. Esse tipo de leitura mais ilude e mantém, em quem a cultua, uma anestesia perene enaltecendo a hipocrisia danosa.

A INVEJA

A inveja é a tristeza, o ódio e o despeito pelo que o outro tem. Isso não é saudável. O bom é desejar e cobiçar o que você poderá conseguir conquistar pelo seu esforço, competência e aproveitamento das oportunidades por mais raras que sejam. Uma cobiça limitada é excelente para superar desafios, isto é, vencer as dificuldades.

A DISCIPLINA

O importante é ser disciplinado, humilde, se flexibilizar, se reinventar e inovar de acordo com o momento vivenciado. Humildade não é fazer voto de pobreza nem tampouco usar roupas velhas, falar de cabeça baixa, não olhar nos olhos de seu interlocutor. Isso tem outro nome: Subserviência, sujeição servil à vontade alheia!

Ser humilde é saber escutar e opinar acreditando nos seus valores. É respeitar as opiniões contrárias às suas. Tem disciplina quem é minimamente organizado e comprometido com os valores próprios, alheios e sociais em geral.

Quem poderia imaginar que um dia um negro viria a ser presidente dos Estados Unidos da América – EUA? Todos sabemos que nos EUA o preconceito racial é fortíssimo. O racismo e a discriminação étnica nos Estados Unidos têm sido um grande problema desde a época colonial e escravista do país.

O PODER PESSOAL

Privilégios e direitos legais ou socialmente sancionados eram dados aos estadunidenses brancos, mas não eram concedidos aos nativos americanos, afro-americanos, asiático-americanos e latinos.

No entanto, O PODER PESSOAL de Barack Hussein Obama II um advogado e político norte-americano o fez o 44.º presidente dos Estados Unidos de 2009 a 2017, sendo o primeiro afro-americano a ocupar o cargo.

O slogan de Obama era: “Yes. We Can.” (Sim. Nós Podemos.). Nesse slogan observamos humildade, poder pessoal e coletivo. Para mim as palavras de Barack Obama sempre foram de um determinado e humilde progressista. No discurso de campanha de 2008 ele disse sem nenhuma empáfia:

"A mudança não acontecerá se nós esperarmos por outra pessoa ou se esperarmos por algum outro momento. Nós somos as pessoas pelas quais esperávamos. Nós somos a mudança que buscamos.". – (SIC).

Observamos que o “Nós” proferido pelo Obama sempre esteve à frente do “Eu”! Isso serve para quem acredita não apenas em si, mas sobretudo em seu potencial apoiado pelos que buscam mudanças racionais e legitimamente capazes de sublimar o povo de uma nação.

CONCLUSÃO

Para NÃO SER INFELIZ é preciso lutar pela força do estudo, da qualificação, da determinação, da tolerância, das letras e palavras; é necessário privilegiar as ações e a satisfação dos seus anseios e não a do desejo de outra pessoa. Isso lhe fará feliz.

É preciso fazer algo pelos idosos, mulheres, crianças e os animais porque todos deveriam poder ter momentos de normalidade — andar pelas ruas, em quaisquer dias e horários, sem serem importunados — e se sentirem seguros, e serem tratados com respeito e dignidade. Todos nós merecemos isso.

Enfim, quero concluir este texto transcrevendo outro período de Barack Obama: "Os cínicos podem falar mais alto — mas eu te garanto, eles são os que vão conquistar menos." – (SIC) – Discurso na Ohio State University em 2013.

_________________

NOTAS REFERENCIADAS

– Textos livres para consulta da Imprensa Brasileira e “web”;

– Assertivas do autor que devem ser consideradas circunstanciais e imparciais.