Pensar a Homofobia no dia do orgulho LGBTQ+

Hoje é o dia Internacional do orgulho LGBTQ+, 28 de junho.

Homofobia é a aversão e ojeriza contra homossexuais, sejam eles, gays, lésbicas, travestis, bissexuais e até os transexuais.

É persegui, xingar, destratar, bater e até matar homossexuais e trans.

A Homofobia se tornou crime no Brasil a muito pouco tempo, em junho de 2019 por mais que no senso comum as pessoas acreditem que ela sempre foi crime! Os ministros do Supremo Tribunal Federal determinaram que a conduta passe a ser punida pela Lei de Racismo (7716/89).

Aqueles que são contrários à criminalização da Homofobia argumentam que o tratamento ao homossexual deve ser o mesmo dado ao heterossexual. Por exemplo, se o código penal tem o artigo 121 que pune o assassinato e o 129 ao crime de lesão corporal, para que a criação de outro tipo penal, como a Homofobia? Se possíveis crimes a gays, lésbicas e travestis já estão previstos nesses artigos supras citados!?

A resposta a questão acima são a meu ver as seguintes:

Em primeiro lugar, nem os heteros são tratados igualmente, pois as mulheres merecidamente e por ser vítima em milhares de casos, possuem uma Lei exclusiva para sua proteção, a Lei Maria da Penha, que não protege o sexo masculino, como pensam os incautos.

Em segundo lugar, tanto a Homofobia, o Racismo e a Intolerância Religiosa são crimes de ódio. Mas o que são crimes de ódio? Os crimes de ódio (do inglês hate crime), também chamados de crimes motivados pelo preconceito, são crimes cometidos quando o criminoso seleciona intencionalmente a sua vítima em função de esta pertencer a um certo grupo.

Ou seja, crimes de ódio são aqueles que o agressor ou assassino faz contra uma ou mais pessoas, não somente contra a vítima, ou as vítimas, que na maioria dos casos o criminoso nem conhece, mas é feito por causa do grupo ao qual aquela pessoa pertença. Vou lembrar dois casos, um de racismo outro de homofobia para explicitar o que são de fato crimes de ódio.

Em 2015 um jovem loiro e racista chega numa Igreja evangélica de negros nos EUA, pede oração, saca uma arma e mata 9 pessoas, entre elas o pastor. No seu julgamento ele diz que não se arrependeu e faria de novo, porque ele odeia negros.

Em São Paulo, pai e filho andando abraçados na rua são confundidos com um casal gay, são espancados e o pai tem uma de suas orelhas decepadas pelos agressores.

Em ambos os casos, os agressores e o assassino não conheciam as vítimas. O rapaz nunca havia entrado naquela igreja nem nunca teve contato com aqueles que matou, assim como, em São Paulo, os agressores não conheciam suas vítimas, pois se os conhecesse saberiam que são pai e filho e ambos heterossexuais. O que os motivou foi simplesmente o ódio gratuito e horrendo aos negros e aos homossexuais. Isso é crime de ódio, pois são movidos pelo preconceito.

Por ser tratar de um ato abjeto de discriminação, a Homofobia deve ser criminalizada e seus praticantes devem pagar penalmente pelo ato que fizeram.

Enquanto um brasileiro tem expectativa de vida de 73 anos, os travestis têm de 36 anos. Um homossexual é assassinado em nosso país a cada 28 horas.

O Brasil desponta como o país que mais mata LGBTQ+ no mundo. Somos a vergonha mundial.

Vamos combater a Homofobia e todas as outras formas de discriminação. Precisamos e muito melhorar como povo é nação!

Acioli Junior
Enviado por Acioli Junior em 29/06/2020
Código do texto: T6991754
Classificação de conteúdo: seguro