Uma luz que se acende

O Brasil já ultrapassa a trágica marca de 200 mil mortos em decorrência da covid-19, a maior perda de vidas brasileiras associada a um único evento em toda a história o país.

E no horizonte uma crise ainda mais grave pode estar por vir caso as autoridades sanitárias não se organizem rapidamente para minimizar o tsunami que promete varrer o país.

Uma tempestade parece vir em nossa direção e levar o Brasil a uma grave crise social, econômica e política. Quais os fatores que estão nos tragando para este redemoinho?

Todas as regiões do país registam um crescimento vertiginoso e síncrono do número de infectados e mortos, os hospitais estão mais cheios a cada dia, há uma enorme perda de profissionais de saúde,

redução dos estoques de medicamentos básicos e um desgaste sem precedentes de toda a força de trabalho. Além de tudo isso, o SUS ainda convive com a demanda crescente de pacientes acometidos por sequelas da covid-19 e ainda tem que cuidar dos outros pacientes com doenças que não tiveram acesso a serviços médicos durante 2020.

A tudo isso, soma-se também toda a necessidade natural e rotineira de leitos de enfermaria e UTI em um país recordista de acidentes de trânsito, doenças cardiovasculares, com muitos casos de cânceres, diabetes, Aids e outras doenças graves.

Mas, uma luz parece se acender no fim do túnel – a tão esperada vacina.

Espero que além de sua eficácia, que as autoridades sanitárias tenham prudência e responsabilidade em sua compra e distribuição, e, que não tentem levar vantagem através dela, como é comum em nosso Brasil.

Nália Lacerda Viana, 11 de janeiro de 2021