A VERDADE NÃO É FÁCIL E INCOMODA — 2ª FASE

Prólogo

Esta é a segunda fase! Eu nunca quis ser melhor do que ninguém, mas procuro ser melhor a cada instante. Esse perfeccionismo me torna, às vezes, triste por nem sempre conseguir me superar. Essa é a explicação pela qual jogo xadrez comigo mesmo. A vantagem? Perdendo ou ganhando sou sempre o jogador que não humilha o adversário. – (N. do Autor).

Este texto não interessa apenas aos militares da ativa ou da reserva das Forças Armadas. Interessa sobretudo aos amigos que, às vezes, à boa-fé ou por conveniências pessoais e/ou funcionais, permanecem alheios ou indiferentes aos abusos de poder.

O PRINCÍPIO DA SABEDORIA

Não acredite no disse-que-disse simplesmente porque todos falam a respeito de uma pessoa. Faça uma análise, observe, tenha em mente que a verdade de alguém não é ou deverá ser necessariamente a sua ou a informação verdadeira.

Alguém lhe disse algo ruim sobre uma pessoa e o deixou em dúvida sobre o caráter dessa pessoa? Você acreditou? Cuidado! O princípio do contraditório é muito importante para dirimir dúvidas. Tente ouvir o acusado! Não acredite em quaisquer informes sem antes ouvir a pessoa de quem se disse algo bom ou ruim. Toda forma de saber nasce de uma dúvida. Duvide! Não se esqueça do que já dizia Aristóteles: “A dúvida é o princípio da sabedoria”.

BREVE RESUMO DAS CONQUISTAS DO RESILIENTE VENCEDOR

E eis um breve resumo dos passos largos dados pelo militar perseguido depois que saiu da "zona de guerra" e maus olhares: Em 1º/12/1988 foi promovido a 1º sargento, em 1º/06/1992 foi promovido a subtenente, em 1º/12/1995 entrou no oficialato! O antes graduado recebeu mais duas promoções em seis anos: 1º tenente em 1º/12/1998 e capitão em 1º/12/2001.

A FORÇA ESTRIBADA NA COMPETÊNCIA

Não podemos permitir que a fraqueza espiritual tome conta das nossas mentes, dos nossos ânimos; precisamos buscar a força na competência, adaptar-se às mudanças, superar obstáculos erigidos pelo corporativismo que cega e obsta mentes de simpatizantes, de inocentes úteis, e resistir, com honestidade, fé e determinação às pressões de situações adversas.

A vida é composta por circunstâncias e consequências. Para superarmos nossas dificuldades e limitações precisamos aproveitar as difíceis oportunidades ou chances, mas sempre nos acautelando com os êxitos; ir além, muito acima da mentalidade de quem entende ser o último caco de vidro de um muro vetusto, da podridão existente na mente de quem se acha dominante, do veneno destilado por palavras e ações, bem como dos interesses escusos e mesquinhos escravizadores dos fracos.

A POTENCIALIZAÇÃO DO MEDO E DA INSEGURANÇA PELO TERRORISMO

Estudiosos, cientistas políticos, militares, líderes de áreas diversas têm suas próprias definições e entendimentos sobre terrorismo. Tenho uma definição simples e abrangente de todas as definições atuais e futuras. Vejo o terrorismo como sendo a potencialização do medo e da insegurança. Com essa técnica o medo bloqueia o riso, a alegria e os sonhos coloridos são substituídos pelos cinzentos, pela sobrevivência.

É forte o meu livre conhecimento tendo por base o amor-próprio... Para mim a verdade sempre me fez e fará crescer. Acredito que só depende de mim, de minha reforma íntima, da minha postura otimista e positiva diante dos fatos da vida para poder usufruir momentos verdadeiramente felizes.

OS ANTÍDOTOS CONTRA O ÓDIO E O TERROR

Creio no árduo trabalho, na competência, na qualificação extremada, na coragem, disciplina e lealdade; na certeza do dever cumprido, no riso e nas lágrimas como antídotos contra ressentimentos, o ódio e o terror. Creio nisso porque as conquistas mesquinhas, egoístas, interesseiras, gananciosas, fúteis e enganadoras são azeitadas pelas mentiras e, por isso, devem ser desprezadas.

A verdade é uma chama ardente, mas como uma luz difusa capaz de dirimir dúvidas. É muito mais grandiosa do que algo sobre ela se possa pensar, dizer ou dimensionar. Você já parou para pensar no que é a verdade? Ela destrói e constrói, faz chorar e acalenta, mas sobretudo edifica o caráter sobre uma personalidade altaneira sem arrogância.

A verdade tem diversos significados para pessoas e situações diferentes. Por isso, esse é um assunto muito mais complexo do que parece. Não é fácil dizer ou escrever verdades. Não há dúvida! O progresso quando alicerçado na verdade, determinação e qualificação tem um brilho duradouro e encanta pela natureza do propósito verdadeiro.

A paz que ilumina nossos caminhos exige sete condições essenciais para ser proficiente: verdade, honestidade, disciplina, lealdade, justiça, amor e liberdade.

OBSERVAÇÃO: Este texto terá continuidade na 3ª e última FASE.

https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-sociedade/7157241