A VERDADE NÃO É FÁCIL E INCOMODA — 3ª e ÚLTIMA FASE

Prólogo

Esta é a última fase! Este texto, por uma questão de honra e amor-próprio precisava ser escrito, mas sobretudo precisa ser lido pelos raivosos ressentidos que, segundo se sabe, caíram em desgraças profissionais, econômicas e socioafetivas. A lei do retorno é implacável. Não importa quanto tempo isso demore. Por isso... Que Deus tenha piedade de seus espíritos!

Eu nunca quis ser melhor do que ninguém, mas procuro ser melhor a cada instante. Esse perfeccionismo me torna, às vezes, triste por nem sempre conseguir me superar. Essa é a explicação pela qual jogo xadrez comigo mesmo. A vantagem? Perdendo ou ganhando sou sempre o jogador que não humilha o adversário. – (N. do Autor).

A QUEM INTERESSA ESTE TEXTO?

Este texto não interessa apenas aos militares da ativa ou da reserva das Forças Armadas. Interessa sobretudo aos amigos que, às vezes, à boa-fé ou por conveniências pessoais e/ou funcionais, permanecem alheios ou indiferentes aos abusos de poder.

Se você é um trabalhador, subordinado às regras, instruções normativas de determinada instituição ou Normas Gerais de Ação (NGA), pessoa do bem que valoriza seu emprego e função exercida com denodo e proficiência... Certamente gostará de saber que, ser verdadeiro ou dizer e escrever a verdade não é fácil e incomoda.

EM BUSCA DO PROGRESSO E RECONHECIMENTO DO MÉRITO

E o sargento buscou, freneticamente, fazer mais uma especialização numa Unidade Escola. Quem sabe seus méritos poderiam ser reconhecidos? Foi para o Centro de Estudos de Pessoal — CEP - Rio, RJ e no Curso de Psicotécnica Militar (CEspS-05), numa turma de 15 (quinze) alunos, foi classificado em 2º lugar, com nota final 9,34 (nove virgula trinta e quatro).

Por reconhecido mérito foi convidado para servir naquela briosa, aprazível e conceituada Unidade Administrativa onde se apresentou 2º sargento e só foi para Brasília-DF, também a convite, depois que conquistou sua primeira estrela de 2º tenente em 1º/12/1995.

"Demonstrou elevado senso de iniciativa e alta capacidade administrativa. Em todas as oportunidades possíveis contei com suas sugestões e ideias, bastantes apropriadas e coerentes. Por todas as qualidades e virtudes que caracterizam este militar de elite, tive a imensa satisfação de vê-lo conquistar a tão sonhada estrela do oficialato." — (Elogio INDIVIDUAL).

AS MENTIRAS MANTÊM AS APARÊNCIAS

As verdades podem ser cruéis, dolorosas e até causar choros sofridos, ressentimentos fortes e alimentar desejos de vinganças. Já as mentiras, para manterem as aparências, precisam estar vestidas com cores alegres, radiantes ou brancas como os túmulos que em seus interiores guardam putrefatos horrores.

Os relacionamentos socioafetivos se deterioram com o início da perda da confiança porque depois da primeira mentira todas as demais verdades não se sustentam e viram dúvidas. E como sabemos a verdade dói, a mentira mata, mas a dúvida tortura pela incerteza. Não é de bom grado corrermos o risco de sermos considerados coniventes, omissos ou condescendentes.

Sejamos maleáveis, confiemos, mesmo com ressalvas, uns nos outros por uma razão bastante satisfatória e verdadeira: As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras. Sejamos convictos com nossas verdades, mas respeitando todas as opiniões contrárias. Esse é o segredo final para a verdadeira remissão, isto é, desistência da mentira para sublimar a verdade que enaltece.

O TRIUNFO DA RESILIÊNCIA

O tempo passou depressa. As alterações (assentamentos) do graduado FORAM AUDITADAS, mas o auditor (oficial do QEMA), além de usar o bom senso, foi iluminado com a informação (assim creio) de quem honra o valor meritório: "Observe e destaque APENAS as positividades. Esqueça os pequenos deslizes, se houver, e excessos, caso existam, de quem abusou ou se excedeu da autoridade".

Enfim, o brioso, experiente e verdadeiro sargento, que se transmudou em um indesejável “bode expiatório”, apenas por escrever a verdade e descortinar uma danosa falcatrua, conseguiu galgar todas as graduações e postos que sua Qualificação Militar permitia depois que mudou de ares, estudou muito, servindo numa outra Organização Militar e Escola que valoriza a verdade e a competência dos seus assessores.

O “bode expiatório” de outrora, hoje na reserva remunerada, mais do que ninguém, acredita na capacidade humana de superar as adversidades, transformando os momentos difíceis em oportunidades para aprender, crescer e mudar para se tornar um vencedor e contador de histórias alicerçadas no próprio exemplo.

CULTUANDO A PAZ E A FRATERNIDADE UNIVERSAIS

É fato! As pessoas resilientes (é o caso daquele graduado) conseguem não apenas amadurecerem emocionalmente, como também ficam mais fortes depois de ultrapassada uma, duas, três ou mais fases negativas e potencializadas pelos arroubos da juventude.

Dar crédito de confiança, uma segunda chance, dialogar, aconselhar e ser cortês ao dizer uma verdade só fazem bem a quem também cultua a paz e a fraternidade universais. "Por onde passou e nas mais diversas funções que desempenhou, deixou marcas indeléveis de um laborioso e profícuo trabalho.". — (Elogio INDIVIDUAL).

O militar perseguido, hoje na reserva remunerada,

é prova eloquente das oportunidades que as Forças Armadas, em particular o Exército, proporcionam àqueles que estudam e que, por méritos próprios, alcançam seus objetivos.

Os ressentidos também deveriam ler isso: "Em reconhecimento a sua exemplar folha de serviços prestados à Instituição, alcançou o posto máximo de sua carreira na ativa, sendo promovido a Capitão.". — (Elogio INDIVIDUAL).

"Na PMB informatizou as administrações das Quadras Residenciais, desenvolveu e implantou o Sistema de Cadastro de PNR e foi o coautor e gerenciador da página eletrônica da PMB na Internet.". — (Elogio INDIVIDUAL).

CONCLUSÃO

MAIS UMA INCONTESTÁVEL PROVA DA CRUEL PERSEGUIÇÃO

Ao chegar em Campina Grande,PB, já na Reserva Remunerada, com o posto de Major para fins de proventos, ao visitar um companheiro de outrora, ávido por um abraço fraterno, ouviu do militar também hoje na reserva: "Alguns colegas disseram que NÃO ERA para você haver sido promovido a oficial" — (SIC). — Essa foi mais uma incontestável prova da cruel maquinação! É lamentável esse tipo de recepção e comentário para quem galgou todas as promoções de sua QMS.

Todos os ressentidos, rancorosos, recalcados e incompetentes algozes daquele graduado deveriam ver a Ficha de Informação e Conceito de Oficial do QAO ou Subtenente (FICOS) do profissional que eles tentaram, em vão, obliterar seu progresso funcional e socioeconômico.

Se vissem e analisassem essa ficha (FICOS) talvez ou certamente compreenderiam o porquê de o Subtenente (1º/06/1992) haver conseguido ser promovido a Capitão (1º/12/2001) em um tempo tão curto (nove anos e seis meses de ST a Cap). Mas por se tratar de um documento RESERVADO os algozes e energúmenos não terão esse (des)gosto.

Escrevo isso concordando com Umberto Eco (Foi um escritor, filósofo, semiólogo, linguista e bibliófilo italiano de fama internacional), desencarnado em fevereiro de 2016, que dizia com muita propriedade:

"Nem todas as verdades são para todos os ouvidos." – (SIC).

Eis os links das primeira e segunda fases:

PRIMEIRA FASE:

https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-sociedade/7106762

SEGUNDA FASE:

https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-sociedade/7157230

_________________

NOTAS REFERENCIADAS

– Textos livres para consulta da Imprensa Brasileira e “web”;

– Assertivas do autor que devem ser consideradas circunstanciais e imparciais.