UM POVO LOBOTOMIZADO?

UM POVO LOBOTOMIZADO?

Lobotomia é a retirada de um pedaço do cérebro, geralmente o lobo pré-frontal, que é a área cerebral que mais se destaca no cérebro humano. Há algumas décadas, era uma prática recomendada por muitos psiquiatras.

Inicialmente as lobotomias eram realizadas com o auxílio de picadores de gelo. Com o picador, o médico fazia uma perfuração atrás do olho do paciente. Assim que a ponta do objeto chegasse ao cérebro, o médico o girava e retirava um pedaço de tecido cerebral. E o pior, geralmente o procedimento era feito sem anestesia.

Em muitos casos, a lobotomia ou transformava os pacientes em vegetais ou simplesmente os tornava mais dóceis, passivos e fáceis de controlar - muitas vezes, menos inteligentes também. Muitos médicos viam isso como um ¨bom progresso¨ porque eles não sabiam outras formas de tratar pacientes com doenças mentais.

Hoje a lobotomia é vista como um fracasso da psiquiatria moderna, mas ela já foi um procedimento muito respeitado e amplamente utilizado em milhões de pessoas pelo mundo

No sentido figurado, lobotomizar significa tornar bruto, estúpido; embrutecer, estupidificar. Por exemplo: a ignorância do parlamentar lobotomizou o resto do país.

Feito os devidos esclarecimentos que mostram que a lobotomia é um procedimento cirúrgico individualizado, tenho me perguntado, há pelo menos uns dez anos, se seria possível uma lobotomização coletiva através de outros meios, como por indução medicamentosa ou hipnose coletiva.

É claro e evidente que estou ironizando ao fazer essa conjectura, visto que não pertenço a essa parcela deplorável do povo brasileiro, seguidora do atual presidente beócio e psicopata terrorista, que acredita em teorias da conspiração, incluindo toda a caterva de assessores que o rodeia.

Mas é fato incontestável que o comportamento do povo brasileiro tem sofrido transformações significativas, e pra pior, principalmente no que se refere aos sentimentos de empatia, comiseração e solidariedade para com o próximo.

Também nas questões cognitivas e de pensamento crítico, exatamente como ocorre nos indivíduos que sofreram lobotomia, ou seja: diminuição da inteligência, docilização, passionalidade, subserviência e facilidade de manipulação e controle por qualquer um que possua uma retórica mais contundente, agressiva e falsamente mítica, como se fosse o salvador da pátria.

Há de se ressaltar que, com o advento da tecnologia da informação com seu rápido desenvolvimento e facilidade de acesso, principalmente da internet e das redes sociais, tem se observado um importante e visível indício de embrutecimento, estupidez e empobrecimento cultural, em que as pessoas, de um modo geral, procuram nas redes sociais ou nos sites de serviços como o Google, as respostas para suas dúvidas e curiosidades.

Essa realidade contemporânea fascinou de tal maneira as pessoas que a grande maioria delas passou a comentar, opinar e até analisar fatos e situações diversas sem sequer conhecerem seus significados, fazendo-as sair do armário sem nenhum pudor ou constrangimento ao escreverem de forma errada, quase ilegível com tantos erros de português, para então poder se vangloriar com seus quinze minutos de ¨fama¨, mesmo em se tratando de analfabetos funcionais, como bem disse Umberto Eco, autor de ¨O Nome da Rosa¨, em recente artigo.

Estamos a viver um terrível pesadelo político governamental com Jair Bolsonaro... uma pessoa totalmente despreparada, mal intencionada, egocêntrica, inculta e autoritária, ah! e genocida. Com resquícios de valores nazi fascistas, mesmo sem o saber, pois se trata de um ignorante iletrado. Representa grave risco à democracia pois, igual a tantos outros tiranos da história, se utiliza dessa mesma democracia para solapá-la e introduzir sua verve ditatorial e tirânica.

Compartilham com ele e o apoiam no seu governo o que há de pior em qualidade de gente, senão vejamos: o beato Salú que tem certeza que a Terra é plana (relações exteriores), o Pacheco e seu imenso talento que só faz falar, falar e falar ( economia), a mulher que ajudou Jesus na goiabeira e que planejou construir uma fábrica de calcinhas no Marajó para evitar gravidez indesejada em crianças e pré adolescentes que andam sem calcinha por lá (Mulher, família e direitos humanos), o criminoso que mandou abrir a porteira pro gado ir passando (meio ambiente), o pastor que diz que tem que educar dando porrada em crianças e tem como meta acabar com as universidades públicas (Educação), o outro pastor vaquinha de presépio que só faz balançar a cabeça (Justiça), o bobo da corte general que obedece porque tem juízo ao capitão que manda porque pode, que não sabia o que era SUS, considerado o gênio da logística mas que até agora não tem plano pra vacinação e afirma que para combater a Covid basta se alimentar bem, tomar vitaminas e cloroquina e fazer atividade física (Saúde), o astronauta vendedor de travesseiros que está desmontando as instituições de ciência e pesquisa no Brasil (Ciência, Tecnologia e Inovações), o Odorico Paraguaçu do Séc. XXI que faz inaugurações de obras de governos anteriores, de bicas e represas sem água (Infraestrutura), a boi bombeiro que deu a solução para as queimadas na Amazônia... deixar o gado se alimentar da floresta e aí não ter o que queimar (Agricultura), enfim, um autêntico circo dos horrores. Portanto, não é à toa que o Brasil é um pária e está isolado da comunidade internacional.

Governante negacionista, Bolsonaro, desde o início da pandemia, tem afirmado que a Covid não é uma doença para se levar a sério, considerando-a uma simples gripezinha, apesar de seus quase 210.000 óbitos em dez meses. Tem insistido em prescrever cloroquina como medicação salvadora, mesmo contra todas as evidências científicas relatadas por importantes e renomados pesquisadores.

Então vem a pergunta que não quer calar: como um indivíduo, mesmo sendo presidente mas não médico, prescreve medicamentos e não é punido conforme previsto na constituição? Isso configura charlatanismo. Onde estão os órgãos representativos da classe médica como o CFM (Conselho Federal de Medicina), que reagiu corretamente contra a farsa do programa Mais Médicos e os médicos cubanos, na maioria não formados, do governo petista ao exigir o revalida?

Estamos vivendo a maior tragédia sanitária em cem anos. Vejam a situação de Manaus, cidade linda e progressista, a qual morei durante cinco anos ao servir a Marinha do Brasil. Trabalhei em quase todos os hospitais de emergência da cidade, incluindo o Hospital Universitário Getúlio Vargas da UFAM e me vi no lugar dos colegas que atualmente vivem o desespero de não poder dar uma assistência mínima necessária aos pacientes graves pela falta de um insumo básico como o oxigênio. Estão morrendo nos hospitais por asfixia.

Também Cuiabá, outra linda capital que estive durante dois meses como médico da Caixa Econômica Federal. É preciso entender que as atuais precárias condições de atendimento à Covid dessas cidades foram previamente alertadas pelos cientistas, especialistas e profissionais de saúde com antecedência de pelo menos um mês. Não foram levados a sério pelo governo, que alega não poder fazer nada, pois não podiam esperar que tal situação fosse ocorrer.

Fica a pergunta que não quer calar: diante de tanta inoperância, negacionismo e descaso do governo, onde estão os setores organizados da sociedade civil e até mesmo militar? (me refiro aos militares que honram a farda que vestem).

Por muito menos nos governos Collor e Dilma, houveram mobilizações contrárias às suas permanências. O que está acontecendo com a sociedade civil organizada? Será medo ou foram hipnotizados de forma coletiva para acharem que sofreram lobotomia?

Hoje esboçaram uma tênue reação com ridículos panelaços em protesto à tragédia que ocorre em Manaus. Mas é muito pouco. Parece que nossa capacidade de se indignar e solidarizar com nossos semelhantes está anestesiada por um Mandrake do mal... o psicopata mandrião, terrorista, beócio, genocida e nazi fascista Bolsonaro.

Marco Antônio Abreu Florentino

Médico do Trabalho (AMB - ANAMT - CFM)

Pediatra (AMB - CFM)

Infectologista (UFPB)

ESTAMOS TODOS DORMINDO?

O tempo não parou e quase tudo mudou

A criança nasceu, foi pra vida e renasceu

A infância passou e como adulto pensou

O amor aconteceu e depois... esvaneceu

O dia amanheceu, logo o sol se ofereceu

A esperança surgiu, a felicidade emergiu

O céu já escureceu e a noite prorrompeu

A tristeza reprimiu... o negativo consumiu

O mundo quer paz, mas a guerra é tenaz

O homem se transformou e não acreditou

O egoísmo é voraz e na sanha se satisfaz

O amor voltou, mas na alma não penetrou

O poder é mordaz e deixa o homem audaz

O sonho infindo de ver tudo se construindo

O existente sagaz torna este sonho capaz

Alguém acorde... estamos todos dormindo?

Marco Antônio Abreu Florentino

O povo e as instituições brasileiras estão dormindo? Como é possível um governante comprovadamente psicopata cometer tantos crimes de responsabilidade e até crimes comuns ficar isento de castigo? No mínimo o país deveria estar julgando um impeachment. O que está acontecendo com nosso povo e nossas instituições? Só vejo notas de repúdio, mais nada. Será preciso uma calamidade, um desastre sanitário e econômico, enfim, o caos social, para nossa população acordar?

https://youtu.be/BT5j9OQ7Sh0

(I´m Only Sleeping - The Beatles)