Noroeste do Brasil da RFFSA é um exemplo de Privatização Burra

Eu fiz minha primeira viagem da vida num momento triste da existência...Ainda criança, perdia meus pais e deixava minha cidade Natal Corumbá....

Já disse em poesias já publicadas, por mim ,falei dos encantos e do balsamo que foi aquela viagem no Trem do Pantanal, uma das aventuras mais encantadoras e poéticas de minha vida, eu ainda viajaria de Trem para Bauru, Rio de Janeiro, conheceria os metrôs e até os ônibus elétricos e bondes de Santos..., viajaria nos Trens bala da França, Europa e outros trens dentro de fora do Brasil...., Porém foi no ano de 1986/7 que entrei na N.O.B. já incorporada a holding e empresa de economia mista RFFSA, como Praticante de Estação e depois Agente Especial de estação e devido a necessidade de participar da luta contra as demissões, perseguições politicas aos ferroviários e na tentativa de impedir a privatização mais idiota que já vi na vida, acabei participando como voluntario desta luta dos ferroviários, ajudei e estive na frente da primeira mobilização de ferroviários e greve nacional após a Ditadura Militar...Mas os resquícios e métodos dos regimes de perseguição e punições continuavam vivos no governo brasileiro na Era Collor/Sarney e os privatistas de FHC, acabei transferido para Luiz Gama onde me acidentei, tive muitas punições e cortes de dias e fui demitido três vezes e depois Demitido e cassado como dirigente sindical, vivemos a divisão de base numa manobra absurda e toda a Diretoria do Sindicato dos Ferroviários de Bauru e MS foi exonerada e tivemos todos os nossos direitos suspensos, até hoje não tivemos a restauração plena de nossos direitos e vários dirigentes já foram a óbito com sequelas e graves problemas saúde saúde, o processo violento na N.O.B. provocou dezenas de abortos e um processo depressivo gravíssimo e tivemos agravados problemas sérios de alcoolismo entre veteranos ferroviários...Ainda hoje, temos a Associação AFAPIP afiliada a COBAP aqui no MS que tenta aposentar e defender o direito dos colegas lesados e mesmo trabalhadores e aposentados do INSS lesados em seus direitos.

O Valdemir Vieira é o atual Presidente e eu sou membro da Diretoria Executiva, temos apoio de excelentes advogados que ajudam muito nossa associação. Cheguei a assumir entre 2000 e 2001 o mandato de Deputado Federal e tentei voltar em 2002 para continuar a luta em Defesa da Ferrovia e outras pautas importantes, mas acabei preterido nas "escolhas partidárias" e não tive apoio de politicos " progressistas que ajudamos a chegar a cargas altos executivos, Mas continuo a luta, mesmo distante de Brasilia-DF e sem mandato e escrevo sempre...

Eu não cito a N.O.B. só por saudosismo ou bairrismo, mas é um exemplo de burrices ou maldades de nossos politicos e governantes, até porque a N.O.B. foi um dos trechos mais rentáveis e viáveis e tinha inclusive, além de volume excelente de cargas Trens de Passageiros diurnos e noturnos, ótimos para o povo e para o Turismo no Pantanal e Cerrado, como foi o espetacular e lindo Trem do Pantanal que percorria um dos trechos mais lindos do Brasil....As estações, trens, oficinas e unidades quimicas de tratamento de dormentes foram destruídas, A ferrovia declinou de vez com a privatização e mais de 3.000 ferroviários foram demitidos em Mato Grosso do Sul e interior de Sao Paulo, atingindo empresas, comercio e atividades do entorno que tiraram empregos e renda de mais de 30 mil pessoas, muitos pequenos negócios e até hotéis que atuavam como o Tradicional Gaspar de Campo Grande nas proximidades da ferrovia fecharam ou faliram de vez..., Os governantes não fizeram um estudo sérios sobre os efeitos sociais e até empresariais e perda de tecnologia e experiência no setor.

Hoje vemos o Governo falar em ferrovias para transportar grãos de Maracaju e região agrícola e outros produtos para Paranaguá, acho até legal, mas o Brasil não precisa de ferrovias só para atender nossos " brilhantes empresários do Agro Negócio, o Brasil é muito grande e precisamos pensar em Um Projeto de Transportes Ferroviários e intermodal Nacional, não sou contra o Agro negócio ou criadores de gado e quem me conhece sabe disso, pois estive na França em 2001 na O.I.E, junto com empresários da pecuária em defesa da sanidade e vacinas para o Rebanho e nossas exportações de pequenos, médios e grandes produtores de gado e agricultores. Mas , precisamos de um Projeto de ferrovia para MS e para o Brasil integrado, inteligente, integrado a multimodais marítimos, fluviais e aérea, o Transporte de uma nação como o Brasil, Já não é a visão da antiga Maria Fumaça ou da querida Locomotiva Baronesa, O Brasil sé um dos maiores produtores de produtos agrícolas, maquinas e até aviões e precisamos industrializar o Brasil e ter modais inteligentes e a mais avançada visão logística disponível e nossas Academias e Universidades e Escolas técnicas, que tem até experimentos com trens moderníssimos e nossas fábricas de vagões . Quando falei essas coisas em Brasilia-DF, fui motivo de piada, fui chamado de sonhador poético, Mas se formos a Carajás, como eu fui com o deputado Carlos Santana mecânico ferroviários do Rio de Janeiro, éramos da Comissão de Transportes e vimos a viajamos no Trem que levava os minérios de Carajás no Para que levavam Minerio e palots da Vale do Rio Doce para embarque em transporte Maritimo, isso é um exemplo de multimodais e intermodais que o Brasil tem condições reais de construir, planekar e executar e pode atrair grandes parceiros e investidores.

O tempo de fazer ferrrovias curvas para atender velhos caciques e coronéis regionais passou, é preciso pensar em uma Ferrovia para o tempo em que vivemos e a mais de duas décadas eu e meus colegas, poucos ferroviários do Comando Nacional já tentávamos convencer o governo do Brasil da importancia disso.

Antes mesmo de chegar a Brasilia como deputado federal, fomos como ferroviários bater a porto do Congresso e do Governo brasileiro, propusemos junto com a Associação dos engenheiros ferroviários do Rio e a FAEF Federação da Associações dos Engenheiros ferroviarios do Brasil e pesquisadores da area, até mesmo um Projeto de Auto Gestão capaz de recupera a RFFSA e preservar em empregos dos ferroviários e mesmo dos trabalhadores que dependiam da ferrovia, para ter seus empregos na inciativa privada mantidos.

Talvez ainda sejamos ouvidos , antes de morrermos todos, pelos próximos congressistas e governos interessados em deixar as brigas ideológicas para os partidos, deixar as confusões de lado e tiver interesse de Construir um Brasil de verdade, capaz de competir e ter mercado consumir interno forte, isso só é possível com emprego e renda e não com miséria e desemprego.

Basta olhar o que fez a Coréia, a Alemanha, o Japão, A China e os Estados Unidos etc...com seus modais ferroviários, principalmente a China e, é por isso e pelo avanço de sua tecnologia que disputa hoje o topo da economia com os Estados Unidos.

Assim, defendo e acredito que o Brasil pode ter excelente modal ferroviário, mas ele precisa e deve estar integrado em intermodais com todos os outros meios de transportes.

Você pode produzir o melhor possível e se matar de trabalhar, mas se não tiver transportes para suas riquezas, produção e pessoas....Difícil será desenvolver e competir de verdade no chamado "mercado" de que tanto falam nossos expertos em economia do governo.

O debate no Congresso e a ação do governo não pode se perder em paixões personalistas de cidadãos fardados ou não, não pode se perdere em ilusões ideológicas burras, o debate de ideias deve ser educado, inteligente e a favor a a favor da nação, do povo de fato.