Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

URGENTE

     Não há nada a se discutir que não comece pela palavra sustentabilidade. E é incrível a nossa resistência a essa percepção. Nos pleitos eleitorais, o batestaca do saúde-segurança-moradia é acionado e o eleitor não cobra projetos e atitudes sustentáveis. Por um motivo muito simples: preservar, reciclar e reduzir envolve a todos numa sociedade. E  porque não queremos ser incomodados por nada, nos tornamos especialistas em jogar no colo dos governantes os menores problemas. Se a minha calçada está suja, a culpa é da prefeitura. Se o meu filho está no oitavo ano e não sabe quanto é quatro vezes sete, a culpa é do estado. Ir ao mercado com uma sacola de pano embaixo do braço? Nem pensar! E por aí vai.
     Entre os meus parentes, vizinhos e amigos não creio que exista mais de 0,5% que pratique a reciclagem de resíduos.
     Mas, tanto quanto possível, cada cidadão deve fazer o seu papel para minimizar o impacto de nossas atitudes ao planeta. Atitudes simples como consumir menos e com mais racionalidade otimizam os nossos recursos hídricos, por exemplo.
     Aqui no sudeste o último período chuvoso esteve muito aquém do esperado. Ambientalistas alertam que, por influência da ação humana, o regime de chuvas tende a se tornar imprevisível em todo o planeta. A desertificação tende a aumentar, restringindo áreas antes cultiváveis. Ou seja, além da sede, a fome. Há algo mais urgente para ser tratado?
     Mas, se reclamar do preço da conta d'água ainda parece mais fácil, vejamos algumas informações (e atitudes que podemos modificar):
 ->  São necessários 1.000 litros de água para se fabricarem 100 folhas de papel ou 1 litro de leite.
  -> 460 litros para cada garrafa de vinho.
  -> 1.700 litros para uma (!) barra de chocolate.
  -> 10.000 litros para a confecção de uma única peça de calça jeans.
  -> 17.000 litros de água são necessários para a confecção de um único par de sapatos de couro.
     Em cinco minutos podemos tomar um banho mais do que satisfatório. E podemos prestar mais atenção ao trato com a água em necessidades cotidianas como escovar os dentes ou lavar a louça, por exemplo. Pequenas atitudes modificam o mundo. Para melhor, ou para pior. Pense nisso. E divulgue!


Fonte das informações (->): www.pensamentoverde.com.br



O ONÇA
Enviado por O ONÇA em 08/04/2021
Reeditado em 13/04/2021
Código do texto: T7227001
Classificação de conteúdo: seguro

Comentários

Sobre o autor
O ONÇA
São Paulo - São Paulo - Brasil
13 textos (351 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 16/04/21 04:30)
O ONÇA