Empresa que lucra as custas dos seus operários não é próspera.

É esse o discurso de algumas pessoas (empresas): “- ser gentil no trabalho é perda de tempo”.

=>Perda de tempo é exigir das pessoas que sejam máquinas de faturar dinheiro.

=>Perda de tempo é ser um covarde gritando com sua equipe.

=>Perda de tempo é estar de mal humor e justificar que é da sua natureza.

=>Perda de tempo é trabalhar 18 horas por dia e se achar produtivo.

=>Perda de tempo é descontar nas pessoas ao seu redor os seus traumas de infância.

=>Perda de tempo é ser divertido no happy hour e um grosso no expediente.

=>Perda de tempo é dizer que a Gentileza no Trabalho “- é perda de tempo”.

Ser gentil no trabalho é uma condição para profissionais completos e para empresas responsáveis. Ser bom nos processos, em contratos, em sistemas e – ser um fraco na arte de ser gentil, sinto muito, mas isso está longe de ser um expert pleno. No auge do século 21 não é mais cabível, num ambiente coletivo, pessoas que destratem as outras ou as hostilizem. Temos família. Somos amados. Não é admissível uma atitude mal-educada ou grosseira – onde quer que seja.

=>Ganho de tempo é um clima organizacional gentil sim!

=>Ganho de tempo é exigir das pessoas que sejam solidárias, cooperativas e sensíveis ao outro.

=>Ganho de tempo é buscar ajuda profissional para o mal humor.

=>Ganho de tempo é trabalhar – por dia – uma carga horária saudável para sua saúde física e mental.

=>Ganho de tempo é estar em paz com sua consciência e suas memórias.

=>Ganho de tempo é ser você mesmo em todos os ambientes – social e profissional.

=>Ganho de tempo é apoiar os projetos dos Gestores de Recursos Humanos e acreditar que eles – os especialistas em gente – sabem o que estão fazendo.

Oferecer um ambiente de trabalho gentil aos seus colaboradores é um dever das empresas, não um favor. Gentileza no Trabalho sim!

Gentileza no ambiente profissional é inquestionável. Não se deve questionar, indagar ou criticar um local de trabalho gentil e colaborativo. A competição não é e nunca foi uma prática saudável. Empresas saudáveis oferecem condições cooperativas de produção, onde todos colaboram entre si e se apoiam mutuamente.

Não, não está em questão se ser gentil no trabalho é necessário ou não. É uma condição para qualquer pessoa e em qualquer lugar. O que deve ser questionado e muito discutido é o jeito opressor de gerir pessoas. Opressão não combina com produtividade. Ser opressor é fora de moda e completamente cafona.

É humano ter momentos difíceis, mas é desumano retaliar quem está ao seu redor por causa dos problemas e cobranças. Grosseria não tem que ser passada adiante. O que precisa ser multiplicada é a forma generosa de ser, empática, cordial e sensível de ser.

Não há argumentação para um comportamento mal-educado. Nada pode justificar degradar pessoas em favor do faturamento. O quão próspera é uma empresa quando lucra as custas da dor e do sofrimento de seus operários?

Obrigado.