AS VERDADES SOBRE A DISTÂNCIA E A PAIXÃO

Prólogo

Quero dedicar este texto a todas as pessoas que, iguais a mim, apaixonadas e verdadeiras, creem que uma distância imensurável, talvez infinita, pode até separar corpos orgânicos ou não, mas as almas apoiadas por espíritos de luz estarão sempre conectadas na unicidade de uma paixão verdadeira.

RELACIONAMENTOS A DISTÂNCIA

Depois que brigamos, por uma bobagem qualquer, fica a sensação de um vazio impreenchível! Nossas autoestimas vão ao fundo do poço nigérrimo causando uma sensação de abandono. E nos momentos iniciais, depois das divergências de interesses, não nos sentimos mais úteis, queridos e necessários um ao outro.

Todavia, não há nada melhor do que acordar no meio da noite ou madrugada chuvosa, fria, e saber que temos um ao outro, nas mentes febris, pelo desejo de nos abraçarmos forte e sussurrarmos ao ouvido de cada um: “Ah! Como lhe quero e desejo.”.

O tempo passa inexorável e continuamos a nos maltratar mutuamente, sem perceber que nos ferimos, em nossos brios, orgulhos tolos, esfacelando nossas vontades de continuarmos percorrendo a mesma estrada, abraçados, rumo à luz que acreditamos ser nossos destinos.

Você na Inglaterra e eu no Brasil, nos confins de uma cidade interiorana da paraíba, mas isso não nos afastou um do outro. Trata-se de uma trégua até o desejado reencontro, às margens do bosque encantado, onde há um córrego murmurante que parece nos dizer: “A ausência nada mais é do que uma presença contínua nos relacionamentos imaginários ou reais a distância.”.

QUANDO HÁ UMA PAIXÃO VERDADEIRA

Eu sei... É possível aparecerem outras pessoas pelo caminho. Cercam-na pela inteligência e beleza estonteante feminil. Já a mim pelo dinheiro que imaginam ser eu possuidor. Ledo engano. A vida é assim mesmo, sempre em movimento; trazendo expectativas, responsabilidades, possibilidades, consequências, experiências, surpresas e desilusões.

Mas a forte paixão não se abala tão fácil. E se, apesar da distância, continuamos juntos em pensamentos, é por um motivo muito simples: Nossa paixão é recíproca e verdadeira. Podemos estar fisicamente distantes, mas perto, em sintonia, um com o outro.

Lembre-se dessa verdade única: Para os que se querem, a distância só reforça a certeza de que não existe nada nem ninguém que possa destruir uma paixão verdadeira.

A INDESEJADA DESPEDIDA

Nossas despedidas são difíceis e sofridas, mas o excelente é saber que esses momentos são sempre um “até breve” e que abrem espaço para um novo ansiado reencontro, um momento privativo desejado, nessa vontade louca de nos abraçarmos, com a certeza de que a paixão compensa qualquer lágrima derramada no "até logo", quando há uma paixão verdadeira.

Ainda guardo comigo o guardanapo em que no aeroporto você escreveu: "Don't worry. We'll see you again soon.". Fluente em espanhol, inglês, francês, italiano, russo e alemão... A Europa se tornou pequena para comportar sua grandeza intelectual. O "see you again soon" final soou aos meus ouvidos como uma melodia triste de despedida ouvida em nossas adolescências.

"Despeça-se de mim em português, por favor." — Falei melancólico. E você disse em meu idioma preferido e mais complexo: "Gratidão é pouco. Saio do Brasil com um sentimento de realização profissional e crescimento pessoal, pois foi aqui que lhe conheci e aprendi a valorizar os mais puros sentimentos afetivos. Espero que o sucesso continue embalando os nossos caminhos com as bênçãos de Deus.". — Depois dessas lindas palavras nos abraçamos e choramos entre risos de alegria.

CONCLUSÃO

Os poetas dizem e escrevem que namorar a distância: “é ter a oportunidade da vida de sempre se apaixonar de novo em cada reencontro, como se fosse tudo a primeira vez.”. — Isso faz sentido. Não sou poeta, sou um visionário que sonha acordado e escreve devaneios insólitos, incompreensíveis, talvez nostálgicos, mas verdadeiros.

Tenho uma certeza incontestável: Nas paixões duradouras ou fugazes, falsas ou verdadeiras, gélidas ou incendiárias, descontinuadas ou contínuas.... Jamais será a distância ou a comprovada falta de privacidade um impedimento capaz de macular ou afastar seres que nutrem uma paixão sólida e verdadeira.