O poder das axilas nos relacionamentos humanos

Caro leitor, cara leitora, peço licença aos entusiastas dos “pequenos frascos onde estão os grandes perfumes”.

Falar de “axilas” (pronúncia: ák-cilas) é falar de desodorante. Esse, sim, sempre esteve mais ao alcance de todas as camadas sociais por ser literalmente o maior aliado do “sovaco” — outro nome dado à região do corpo que sempre foi a causa de muita gente não gostar de entrar num ônibus (até mesmo para uma excursão) por causa do momento em que se tem que levantar um braço.

Pasmem! Já tivemos 27 marcas de desodorantes que foram oscilando no gosto do consumidor brasileiro. Pesquisei uma lista delas, mas, quanto aos nomes, “sempre cabe mais um” que o leitor venha a lembrar e que possa já ser bastante antigo ou extinto.

Vejamos.

1- “LEITE DE ROSAS” (continua, com vários tipos de embalagens); 2- Desodorante “AXE” (atire o primeiro sovaco, o homem que pelo menos não escutou falar neste); 3- Desodorante “AVANÇO” (muitas mulheres avançavam para desferir um tapa na cara do usuário convencido); 4- “ALMA DE FLORES” (sempre reencarnando até hoje); 5- “REXONA” (que afirma ter passado no teste do elevador lotado); 6- “TRES MARCHAND” (tem que fazer biquinho para pronunciar); 7) “PINHO CAMPOS DO JORDÃO” (esse pinho desafiava o sol quente); 8- “PHEBO” (tão antigo quanto “farmácia” com ‘ph’); 9- Desodorante “VINÓLIA” (a “sensível diferença”, dizia a propaganda); 10- Desodorante “TEMPO” – da Avon (faz tempo que passou); 11- “ENGLISH LAVENDER” – da Atkinsons (muito bom para inglês cheirar); 12- “SPEED STICK” (que se declarou o primeiro desodorante seco para sovaco de homem); 13- “BARLA” (esse prometia ser seguro); 14) Desodorante “IMPULSE” (algum homem iria oferecer flores, por mero impulso); 15- Desodorante “ALFAZEMA” (tão cheiroso quanto o talco de mesmo nome); 16- Desodorante “VAN ESS” (“não briga com o perfume dela nem com a colônia dele”, dizia a propaganda); 17- Desodorante “ALERT” (ninguém sabe se deixaria alguém alerta por cheirar enjoativo ou cheiroso); 18- Desodorante “MISTRAL” (talvez fosse uma mistura); 19- Desodorante “MODERATO” (“sempre de vestido branco e chapéu florido”, dizia a propaganda); 20- WILD MUSK (o almíscar selvagem da Coty); 21- Desodorante “SP” (de deslizar, também traduzido como “roll on”, da Coty); 22- Desodorante “SENADOR” (bom para falar mal dele em nossos dias); 23- Desodorante “8x4” (não sei, mas acho que era pra torcedor de futebol); 24- Desodorante “TRINITY” (protegia a mulher, carinhosamente, dizia a propaganda); 25- Desodorante “CONTOURÉ” (nem te conto); 26- Desodorante “RASTRO” (não cometa crimes usando ele).

:::::::::::::::::

Voltando ao começo aqui, o Tex, eu diria que há mais consequências no “levantar de um braço” do que pode imaginar a nossa vã filosofia.

Deixo aqui uma afirmação encontrada na página chamada “DERMA CLUB”, onde podemos encontrar também orientações especializadas. ASPAS // Ao contrário do que muitos pensam, apesar do suor ser normal, o mau odor nas axilas não é um bom sinal e caracteriza a proliferação de bactérias na área. \\ FECHA ASPAS.

..................

Da série: CAMPANHA “Um apelo de quem não quer pelar os pelos”