As 10 CONTROLADAS

A Humanidade sempre vence no “final”.

Vejamos como é sempre possível acreditar que as pandemias acabam sendo controladas, de um modo ou de outro, mesmo que existam as mesmas doenças até os nossos dias.

........

1) TUBERCULOSE (Bactéria: “Bacilo de Koch”) — Período do alastramento: 1850-1950; número de mortos: cerca de 1 bilhão de pessoas. Ela afeta os pulmões, causando sintomas graves de insuficiência respiratória.

2) VARÍOLA (Vírus: “Orthopoxvirus variolae”) — Com sintomas parecidos com os da gripe normal (febre e dores no corpo), acrescidos de vômitos e úlceras cutâneas, teve seu período do alastramento o século XX, mais precisamente na década de 80, quando ela matou aproximadamente mais de 300 milhões — atualmente, considera-se que ela foi erradicada do planeta).

3) GRIPE ESPANHOLA (Vírus: “Influenza”) — Período do alastramento: 1918 a 1920; número de mortos: estimados entre 20 e 40 milhões de pessoas. Uma variação desse mesmo vírus, conhecido como H1N1, voltou a atingir a população em 2009.

4) PESTE NEGRA (Bactéria: Yersinia pestis) – Período de alastramento: 1347-1353; número de mortos: 25 milhões de pessoas aproximadamente. Os sintomas eram parecidos com uma gripe forte, porém com o inchaço dos gânglios e presença de bolhas de pus e sangue pelo corpo.

5) AIDS (SIDA, em inglês: acquired immunodeficiency syndrome) — Período do surgimento e alastramento: década de 1980. É causada pelo vírus HIV que acomete o sistema imunológico atacando os linfócitos T-CD4, fundamentais para as defesas do organismo. Sua transmissão ocorre nas relações sexuais, e também pela transmissão sanguínea causada, sobretudo, pelo uso das drogas injetáveis. Além disso, grávidas que apresentem o vírus podem passar para os filhos durante a gestação. Até hoje, não foi descoberta a cura dessa doença. Os pacientes controlam a doença e fortalecem o sistema imunológico. Estima-se que mais de 20 milhões de pessoas no mundo já morreram de AIDS.

6) TIFO (Bactéria: Rickettsia prowazekii) — Período do alastramento: 1918-1922; número de mortos: cerca de 3 milhões de pessoas. Os sintomas do tifo são, inicialmente, similares aos da gripe, porém, com presença de erupções cutâneas. Ela é transmitida através dos piolhos contaminados, que naquela altura se encontravam nos ratos. Por isso, essa doença também está muito relacionada com a peste negra, que também se espalhou por conta dos piolhos que picavam os ratos e ficavam infectados.

7) Cólera (Bactéria: Vibrião colérico) — Período de alastramento: 1817-1824; número de mortos: 30.000 (trinta mil pessoas aproximadamente). A cólera é causada, sobretudo, pela falta de saneamento básico, gerada pela água e alimentos contaminados pela bactéria. O principal sintoma é a diarreia, levando a pessoa a uma grande desidratação. Continua sendo uma causa de preocupação no mundo de hoje.

8) Gripe Suína (Vírus: Influenza tipo ‘A’) — Número de mortos: cerca de 20 mil pessoas. Doença muito contagiosa, apresenta sintomas parecidos com os da gripe comum: febre, tosse e dores no corpo. Em 2009, a gripe H1N1, influenza tipo A ou gripe suína, começou no México e logo se espalhou pelo mundo. Foi chamada de gripe suína uma vez que foi identificada pela primeira vez em porcos. O surto dessa doença respiratória causada por vírus permaneceu até 2010 e atingiu cerca de 207 países do mundo.

9) Doença da Vaca Louca — Mutações genéticas raras, presentes em um grande número de animais, incluindo gado bovino e seres humanos, dão origem, internamente, a algumas proteínas defeituosas e capazes de se espalhar. (FONTE da pesquisa para esta doença: SaúdeAbril/pontocom).

10) Coronavírus (SARS-COV-2) — (dispensa apresentações)

......................

N.Tx. (nota do Tex) — A maioria desses dados (exceto o tópico 9) foram adaptados de explicações extraídas de: https://www.todamateria.com.br/maiores-pandemias-da-historia/

:::::::::::::::::::::::::

Voltando e finalizando aqui, o Tex.

De tempos em tempos, a Humanidade é desafiada. E também, conforme se percebe, nunca o corpo humano irá alcançar um patamar fora de perigo porque nós somos organismos biologicamente providos por uma suprema Providência (ou por algum supremo Acaso, para quem preferir).

Em todos esses contextos descritos nos 10 tópicos acima, estamos sempre procurando confiar em que a Humanidade superará e não será extinta.

:::::::::::::::::::::::::

Da série: “Procure seu herói: o seu médico. O resto é vilania.”