AS FALSAS PROJEÇÕES DA DIREITA E DA ESQUERDA

Nesse final de ano tive contato com pessoas tanto da direita quanto de esquerda. Ouvi um lado e ouvi outro e acabei tentando avaliar o que ouvi. O que surge daí é que tanto os votantes da direita , quanto os votantes da esquerda sonham com uma direita que não existe, como os votantes da esquerda sonham com uma esquerda que não existe. O problema parece estar na projeção, o que se deseja que seja e não exatamente no que é.

O QUE QUER A DIREITA?

“A direita segue em frente, com seus meios de comunicação, seus partidos, seus governos, suas politicas econômicas. Mas o quer quer a direita? O que a direita tem a propor ao mundo hoje? Que balanço ela faz do seu desempenho? Que perspectiva oferece hoje a direita?” Pergunta o artigo “O que quer a direita, quais são as propostas para vencer a crise no mundo?”, redebrasilatual.com.br.

Nos parece que uma coisa é o que se quer e outra o que apresenta de efetivo. Os bolsonaristas que tive contato esses dias, não foram reais em suas análises, mas projetam seus desejos num governo brasileiro que está consistentemente apresentando uma destruição generalizada de todo lugar onde toca.

Observe que o discurso teórico da direita brasileira não é a prática. E o discurso nem é o do governo, mas do povo, que sonha com uma direita que não existe. O Bolsonaro é o que é: um despreparado para ser um governante de um país desse porte.

O QUE QUER A ESQUERDA?

A maior e mais grave acusação que ouvi sobre a esquerda, é que eles acabam votando em pautas progressistas, que minam a família e a sociedade. Quem assim o diz não observa que minorias alcançaram visibilidade e precisam ser alcançados pelas leis. São necessárias leis para defender algumas minorias. O Brasil tem os tristes dados de ser o país que mais mata homossexuais no mundo. A projeção do comunismo causa um medo infundado no Brasil. O Brasil nunca será comunista. Esquece isso. O problema parece que fala que tudo o que não é direita tem obrigatoriamente que ser esquerda. E quem, disse que direita ou esquerda estão certas?

A FANTASIOSA PROJEÇÃO POLITICA

Mas o problema persiste: a projeção. Os apoiadores do Bolsonaro, portanto da política da direita, não querem enxergar o desmantelamento da sociedade que a direita está causando. Assim como a projeção de que o Lula é ladrão e o PT vai roubar e o Lula é a causa de estarmos vivenciando essa crise financeira é extremamente irreal. A verdade é que o Bolsonaro é um mau governante que em três anos não fez nada a não ser causar confusão. Seu tão afamado ministro da saúde afundou o país m dividas enormes que vão demorar muito tempo para serem resolvidas.

Onde está o problema? O problema não está nem no Bolsonaro e nem no Lula, mas na projeção irreal, o juízo que as pessoas estão fazendo tanto de um partido ou pessoa, quanto de outro partido ou da outra pessoa. Deveríamos ir além do discurso e observar o que é efetivo no governo e não na nossa projeção.

Estamos vivendo como aquela mãe que tem um filho drogado, que ela imagina que vai chegar a ser um arquiteto. Por enquanto o filho só se mostra um drogado, o arquiteto ainda não surgiu. Por enquanto o Bolsonaro só afundou o país em dividas mau governo, a parte boa, até agora não chegou. Dizer que após três anos de governo, vivemos o que vivemos por causa do Lula, que não seta no governo a vários anos, é irreal.

Estamos projetando na direita o que ela nunca disse ou fez, assim como sonhamos com um projeto de esquerda que ninguém ofereceu. Deveríamos jogar nossos livros de teorias tanto da direita, quanto da esquerda fora e observar o efetivo, o que realmente estão fazendo e não o que estamos sonhando que um dia farão. Vai acabar o governo do Bolsonaro e os que nele votaram vão eternamente dizer que não o deixaram governar. Isso é irreal.

Essas projeções do povo, me causam medo, são falsas. Interpreta-se o que se quer e não a realidade. Enxerga-se o que se quer ver e não o que está sendo oferecido.

pslarios
Enviado por pslarios em 27/12/2021
Código do texto: T7416364
Classificação de conteúdo: seguro