NÃO ALIMENTE CHARLATÕES!

Desde que o mundo é mundo, sempre houve charlatões. Gente que, com um poder de oratória, consegue manipular os outros. Um exemplo clássico era o dos sofistas gregos, que ensinavam (e ganhavam dinheiro com isso) a arte da retórica, mesmo que fosse necessário mentir nos argumentos para ganhar o debate.

Hoje, em pleno século 21 e no auge da tecnologia, o charlatanismo aumentou significativamente porque está presente em quase todas as esferas da sociedade. Você entra, por exemplo, nas redes sociais, e o que mais se vê são charlatões: gente vendendo sonhos impossíveis, influenciando uma geração frágil, com poucas ou nenhuma referência, de famílias disfuncionais e ganhando "rios de dinheiro" às custas de quem os segue. Vamos falar o português claro: qualquer idiota fica rico com idiotices nas plataformas digitais. Basta não ser uma pessoa tímida e saber se comportar diante de uma câmera, que pronto: o tripé fama, dinheiro e seguidores está montado.

Recentemente, a justiça deu ganho de causa para Pablo Marçal depois que ele disse em uma de suas palestras que, se alguém encontrasse um único processo contra ele e suas empresas, ele daria 6 milhões de reais. Pois bem, um bacharel em Direito encontrou 9 processos e entrou com uma ação para que sua promessa fosse cumprida.

Era óbvio que ele não iria pagar. A defesa de Marçal alegou que ele disse isso em tom jocoso, ou seja, de brincadeira. No fim, a justiça deu causa ganha a Pablo. Isso só prova que não devemos levar esses caras a sério. Na verdade, eles só estão milionários porque encontram em vários corações um campo fértil de carência e pertencimento, seja na família, entre amigos, colegas de trabalho etc., e que, conseguindo alcançar os métodos infalíveis que "Marçais" e outros vendedores de sonhos, finalmente terão credibilidade, respeito e visibilidade. Mas charlatões não andam com a verdade.

Por isso, não alimente charlatões, seja ele um político, líder religioso, coach ou qualquer engraçadinho, engraçadinha que nitidamente visa apenas seu coração e, ao alcançá-lo, facilmente alcançam também seu bolso!

Danilo D
Enviado por Danilo D em 22/01/2025
Código do texto: T8247034
Classificação de conteúdo: seguro