ALIENE-SE SEM SE DEIXAR ALIENAR.
O título do texto parece contraditório, pois como alienar-se sem se deixar alienar? Bem, vejamos.
Todos nós sabemos que vivemos na era da informação. Aliás, hiperinformação. Além das informações em si, temos ainda que lidar com as falsas informações que, como joio, se misturam com o trigo.
Nesse emaranhado de informações, o grande desafio é saber filtrar o útil do inútil, ou seja, aquilo que presta do que não presta.
Uns, por exemplo, irão propor abstinência total de redes sociais, telejornais, podcasts e outras coisas mais, a fim de que possam ter uma boa saúde mental. Outros serão o contrário. Saber de tudo que acontece no mundo nos deixa informados e espertos contra charlatões, falsas notícias (fake news), golpistas etc. Para esses, é ficar antenado 24 horas por dia. Do deitar ao levantar, com a televisão ou o celular (principalmente), não podemos vacilar. Temos que nos informar.
No entanto, tanto a alienação da abstinência quanto a alienação dos excessos são tóxicas e prejudiciais. A primeira nos tira daquilo que nossos olhos enxergam e nossas mentes mentalizam as realidades da vida. Achar que só porque não acessa redes sociais, assiste a telejornais, podcasts etc., fará de você uma pessoa mais sábia, inteligente e mentalmente saudável é um engano, uma alienação; ou melhor, é querer ser um alienígena sendo um ser humano. Não dá! Uma hora ou outra, as realidades irão chegar, e não saber o mínimo para lidar com elas será desastroso. Não tem como viver como Tom Hanks no filme "Náufrago", rs.
Por outro lado, pessoas que se alienam com excessos de informações também sofrerão. Há pessoas que, ao se levantar, a primeira coisa que fazem é pegar o celular, ligar a TV para assistir ao jornal do dia, debates polêmicos em podcast etc., enchendo assim suas mentes de informações, muitas das vezes desconexas e desnecessárias. É a informação sobre a posse do presidente dos EUA, em seguida o assalto que houve na esquina de uma grande avenida, depois a propaganda do BBB Brasil, depois o jogo do campeonato brasileiro e assim por diante. Tudo isso, muitas das vezes, antes de sair para trabalhar e ter que lidar com mais informações, fofocas, cobranças etc., que quase todo ambiente de trabalho tem.
Percebem como tudo isso é cansativo, estressante e massante, mesmo muitos dizendo que não? É por isso, e para finalizar, que precisamos de pausas, momentos em que nos desligamos do mundo sem nos deixar desligar. Porque, assim como precisamos saber dos acontecimentos atuais, não precisamos saber de tudo. Que, aliás, nem capacidade de saber a metade nós temos.