RITUAL DE PASSAGEM NA ADOLESCÊNCIA... Diálogos e Respostas ao POETA DECIO GOODNEWS...🧝🤹‍♀️🤵🤹🤹‍♀️

RITO DE PASSAGEM🧝 🤹 👩‍❤️‍💋‍👨.

No rito de passagem,

A criança se torna

Adolescente.

O adolescente aprende

A se fixar no mundo adulto.

Se não ousou amadurecer

Antes,

Não terá a força do touro

Mas disporá da hesitação

De uma corça.

ESCRITO PELO PREZADO COLEGA:

DECIO GOODNEWS.

👦 👨‍👦 👨‍👦‍👦 👩‍👦 👨‍👩‍👦 👦 👨‍👦 👨‍👦‍👦 👩‍👦 👨‍👩‍👦 👦 👨‍👦 👩‍👦

Prezado amigo e Poeta:

DECIO GOODNEWS,

Em relação ao seu texto mensagem penso que hoje há um declínio dos ritos de passagem; por rituais podemos entender aqueles momentos que são marcantes na vida de uma pessoa e que marcam a transição de uma fase de vida para outra. Assim o nascimento, o batismo, a primeira comunhão, a formatura, o noivado, o casamento etc... são marcos e rituais que costumam ser valorizados.

A sociedade hoje é bem diferente de décadas atrás; há formação de novos arranjos e rearranjos familiares com novos valores; os valores cristãos já não são fortemente passados para os filhos, as crenças antigas foram substituídas; as novas tecnologias estão incorporadas às crianças e jovens que têm acesso a todo tipo de informação , etc...

Aquela antiga referência de pai e mãe em muitas famílias já não existe, as configurações familiares mudaram, e como toda mudança ela deve ser assimilada; porém apesar dos avanços todas as mudanças podem trazer ganhos ou perdas de referências na relação entre o individual e o coletivo.

Os ritos ajudavam a moldar e normalizar o comportamento da sociedade, de forma geral, como também as igrejas tinham forças para fortalecer os valores morais e religiosos, e as famílias seguiam de costume aqueles rituais sagrados.

Parece que para "se fixar no mundo adulto" como você bem colocou Decio, o jovem hoje enfrenta muitas dificuldades o que pode tornar essa fase de transição mais prolongada e mais penosa.

Há evidências de que os jovens hoje tendem a morar muito mais tempo com os pais e se desligarem deles, a chamada "adolescência tardia"; muitos jovens também não conseguem o tão almejado diploma da faculdade , assim a inserção e a estabilidade no mercado de trabalho fica mais difícil, sem contar a sua precariedade e o mercado informal.

Com as formas abertas de relacionamento as passagens lineares "do noivado ao casamento" parecem não fazerem tanto sentido para muitos deles...

A velocidade das informações e dos meios de comunicação atingem diretamente todas as culturas dificultando, muitas vezes, das novas gerações de assimilarem os valores e tradições antes perpetuados nas familias; assim, nos dias atuais parece que algumas cerimônias perderam o seu significado, tendo em vista que os próprios pais já não os preservam nos seus lares. Alguns pais por ex. não frequentam e não são casados na igreja, naturalmente essas cerimônias não serão valorizadas na família.

Se o jovem também não tiver uma boa estrutura familiar pode ter dificuldades em lidar com as suas frustrações, e diante de tantas formas de violências pode vir a cometer mais atos destrutivos contra si mesmo e com os outros. Vemos as consequências das drogas, do suicídio, da auto mutilação, bullying nas escolas, jovens morrem por espancamento, etc...

Assim a violência de determinados grupos de adolescentes em nossa sociedade passa a ser uma forma de auto afirmação entre eles; mergulhados nesse ciclo de sofrimento existencial acabam estagnados trazendo dificuldades para a passagem para uma vida adulta mais tranquila e segura.

Junto a isso as próprias mídias e o próprio exemplo dos líderes favorece a reprodução da violência, incentivando discórdias, o ódio e os jovens acabam sendo influenciados por esses discursos.

Não devemos esquecer também que à medida que as transformações físicas vão ocorrendo no jovem, tanto na menina e no menino, a personalidade também vai sofrendo alterações ; o(a) adolescente passa por profundas mudanças físicas, psicológicas em conjunto com intensos sentimentos contraditórios, podendo sentir impulsos sexuais e agressivos até então desconhecidos. O(a) adolescente precisa aprender a lidar com o novo corpo em transformação; nessa época surgem as fantasias e desejos dos primeiros flertes , das paqueras...

Percebemos então que o jovem no nosso mundo contemporâneo passa por profundas mudanças de paradigmas , de valores, e podemos assim questionar se nesse contexto a juventude necessita de mais ritos de passagem? Será que nessa perspectiva podemos indagar onde estão os rituais da iniciação da adolescência?

Prezado amigo DECIO GOODNEWS, o assunto o "amadurecimento do jovem" que você bem colocou envolve várias questões, é muito complexo e não se esgota jamais com nossos simples comentários!

👦 👨‍👦 👨‍👦‍👦 👩‍👦 👩‍👦‍👦 👨‍👩‍👦 👦 👨‍👦 👨‍👦‍👦 👩‍👦 👩‍👦‍👦 👨‍👩‍👦

LÉLIA, Bom dia você tem razão.

As mudanças na cultura dos grupos familiares mudaram.

Mudaram os rituais de passagem.

Mas, lembremos, esses rituais pertencem à

interioridade dos seres humanos. São necessidades orgânicas: Transições naturais importantes na vivência do tempo físico delas.As cerimônias especiais para esses ritos,em muitas culturas primitivas, ainda existem.

Para os jovens nascidos na sociedade filarmônica do consumismo, eles são impostos de outra maneira, atualizada: consumo de drogas, sexualidade duvidosa, iniciativas auto destrutivas ...

Mas o batismo, o namoro, o casamento, a separação familiar, a menopausa, a adolescência, os questionamentos naturais das contradições em tempo de vivência, estão muito presentes. Alguns para sempre vão continuar existindo. Quer mudem muito os paradigmas da sociedade, os questionamentos no crescimento, no passar da idade, na transição de um momento de vida para outro, sempre continuarão existindo. Um abraço dourado.

👦 👨‍👦 👨‍👦‍👦 👩‍👦 👩‍👦‍👦 👨‍👩‍👦 👦 👨‍👦 👨‍👦‍👦 👩‍👦 👩‍👦‍👦 👨‍👩‍👦 👦

Prezado amigo Decio Goodnews,

Sim, você têm razão os rituais de passagem, ainda vão continuar existindo de uma fase de desenvolvimento para outra( é um processo natural que toda crianca, adolescente, adulto passa).

Quis salientar que no jovem em questão, essas passagens são vividas de várias formas diferentes, além da questão do desenvolvimento físico têm uma inter-relação com as experiências de vida e vividas pelo adolescente , bem como as questões culturais e psicológicas ( como os adolescentes internalizaram as figuras parentais? Como é o modelo de família? Como o jovem lida com as suas próprias frustrações? etc...) como já elenquei no meu comentário anterior.

Mas o nascimento, o batismo, a formatura, o namoro, o casamento, sempre vão continuar sendo valorizados, pois fazem parte da nossa cultura e simbolicamente a maioria de nós já incorporamos isso nas famílias. É exatamente essa continuidade que ajuda a preservar os valores, as nossas tradições, culturalmente é necessário para "regular" e "por ordem" na sociedade . Imagina se nada disso fosse cultuado? Por isso são considerados ritos sagrados.

E os questionamentos digamos específicos de cada fase, como crescimento e desenvolvimento principalmente com o adolescente, o passar da idade, transição de um momento de vida para o outro sempre vão continuar existindo como você muito bem colocou, porém esses rituais estão sofrendo influências das novas configurações familiares, das mudanças que afetam a nossa cultura, nossas tradições e nessas novas formas de relacionamento e de interação da nossa sociedade.

Para os jovens e adultos que não conseguiram elaborar ou simbolizar algumas dessas etapas, penso que há perdas, pois é justamente na celebração ou na valorização dessas vivências e conquistas onde atribuímos novos significados e passamos a valorizar essas experiências vividas.

A você, prezado amigo Decio Goodnews, agradeço por esta interação na sua escrivaninha, esperando ter contribuído para algumas reflexões com este tema tão atual e contemporâneo que não se esgota nas nossas simples reflexões!

Muito obrigada 🤗 Decio, fica com Deus!

Para o texto: RITUAL DE PASSAGEM

Autor: DECIO GOODNEWS.

Acessem este texto e a escrivaninha

De : DECIO GOODNEWS.

https://www.recantodasletras.com.br/mensagens/8046144

Lélia Angélica e Decio Goodnews.
Enviado por Lélia Angélica em 05/02/2025
Reeditado em 05/02/2025
Código do texto: T8257645
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.