Nossos pais estão envelhecendo: como vamos poder ajudá-los...

Envelhecer faz parte do curso da natureza é inevitável e não temos escolhas, precisamos cuida-los dos pais.

Antigamente a maioria das mulheres após casamento não trabalhavam e tinham tempo desses cuidados e também o círculo familiares haviam as interações e contribuíam também.

Com avanços da sociedade economia e tecnologia evidente que foram mudando os conceitos e também os sentimentos da maioria.

Atualmente a sociedade dentro dessa dinâmica às tendências de novas formas de viver, as escolhas dessa mudança a necessidade da mulher trabalhar e seu direito no desenvolvimento pessoal.

Vejo que essas mudanças afetaram a "obrigação" das famílias das responsabilidades desses cuidados e ficando uma difícil escolhas e se tornando incoerentes dessas posturas no dever que fazem parte dos vínculos Familiares.

Como exemplo:

acompanho sempre algumas situações de famílias, quando dessa necessidade e vejo muitas opiniões, tanto dos interessados e pessoas fora do convívio.

Os pontos de vistas são diversos e até com tendências polêmicas e transmitem sentimentos de culpas e muito difícil nas decisões...

Diante dessas controvérsia eu confesso ser uma situação sem soluções em alguns casos dos envolvidos.

É preciso que os órgãos governamentais busquem soluções nas políticas públicas que deem suporte nas alternativas quanto um familiar estiver que tomarem decisões nesse sentido de escolha para seus pais que foram seus cuidadores em todos os sentidos, desde o nascimento até vida do início adulto e merecem essa gratidão.

Sem essa ajuda do Governo, os familiares buscam cuidadores e tem a opção de internação domiciliares em casas de repouso: por outras razões especificamente a casa de repouso pode "demonstrar falta de amor"e se livrar dos cuidados; essa solução atingem um segmento devido terem poder aquisitivo e quanto a maioria tem as dificuldades dessas administrações.

Penso que o tempo da velhice apesar dos sintomas naturais que regem nosso organismo, também tendem a sofrer regressões e surgem as comorbidades e precisam de cuidados diferenciados, deixando os familiares dentro de empasse...

E cada família tomam as decisões de acordo com suas possibilidades e suas conveniências.

"Assim caminha à sociedade"

José Deoclécio de Oliveira
Enviado por José Deoclécio de Oliveira em 13/02/2025
Código do texto: T8263737
Classificação de conteúdo: seguro