DEVERÍAMOS TRABALHAR MENOS!

Você gostaria de ter maior qualidade de vida, praticando uma natação, caminhada, corrida ou algum esporte da sua preferência? De ter mais tempo com seus filhos, transmitindo valores e princípios, passeando ou simplesmente brincando com eles? Estar mais próximo do seu cônjuge, viajando e estreitando cada vez mais os laços matrimoniais? Viver em um país menos violento? Pois bem, acho que a esmagadora maioria das pessoas gostaria. Mas, infelizmente, para muitos, tudo isso não passa de utopia.

Vejam: nós passamos mais horas longe do lar do que dentro dele quando saímos para trabalhar. Nove, dez, doze ou até quinze horas fora, somando locomoção, demora nos transportes públicos e, obviamente, o trabalho em si. É como se 70% da nossa existência estivesse atrelado a esse ciclo de ir e vir diariamente. Tudo isso gera consequências para a sociedade.

Claro que, se formos comparar o período de início da Revolução Industrial com os dias atuais, seria injusto. Nesse tempo, não existia praticamente nenhum direito aos trabalhadores. Foi graças a movimentos sociais da época que muitos direitos que temos hoje foram garantidos; do contrário, seríamos "escravos" remunerados.

No entanto, ainda assim, no século 21, trabalha-se muito também.

Tudo isso leva a certos caos social que, se trabalhássemos menos, as coisas poderiam ser diferentes, não digo perfeitas. Por exemplo:

Menor procura por hospitais. Pessoas que trabalham menos tendem a ficar menos doentes, tanto física quanto emocionalmente.

Menos poluição.

Menor índice de violência. Os pais poderiam ter mais tempo para vigiar os filhos, evitando que eles entrem no mundo das drogas e da criminalidade.

Mais pessoas saudáveis. Haveria mais tempo para atividades físicas e esportes.

Um país mais desenvolvido. Os pais teriam mais oportunidades de cobrar dos filhos no quesito estudos.

Enfim, são inúmeros os benefícios que trabalhar menos traria. Isso, obviamente, não é uma convocação para a preguiça, inércia ou vagabundagem, infinitamente longe disso, mas apenas uma constatação. Porque Deus não nos criou apenas para trabalhar, mas também para outras coisas importantes da existência. Entretanto, os sistemas poderosos jamais iriam compactuar com isso; afinal, é o rico ficando cada vez mais rico e o pobre cada vez mais pobre. Ou seja, acreditar que um dia chegaríamos a essa lógica seria utopia demais.🤷🏽‍♂️

Danilo D
Enviado por Danilo D em 14/02/2025
Reeditado em 16/02/2025
Código do texto: T8264737
Classificação de conteúdo: seguro