Inveja detectada!
Aprendi que é mais "fácil" ser solidário com amigos que estão sofrendo do que genuinamente se alegrar com eles em suas vitórias. Isso ocorre porque solidariedade e compaixão são virtudes mais "fáceis" e bonitas de exercer do que a virtude de se alegrar com o outro. A própria sociedade enaltece atos solidários e de bondade.
Já se alegrar com um amigo (ou familiares), principalmente em termos econômicos e materiais, é mais complicado. Isso acontece porque todo ser humano luta com uma coisa chamada inveja. Só um detalhe importante: normalmente, invejamos pessoas próximas e não inacessíveis, como, por exemplo, Bill Gates.
"Ah, eu não sou invejoso", diriam muitos. Um pouco de inveja, tem sim, pode ter certeza. Uns mais e outros menos, mas todos lutam contra aquela invejinha. Ainda que disfarce bem, todos travam uma batalha com ela.
Mas, às vezes, não é fácil detectar um "amigo" invejoso de imediato; entretanto, é possível identificar alguns sinais, por exemplo:
1° Você conta que conseguiu uma promoção no trabalho para um(a) amigo(a) e vai ganhar 4 vezes mais. O "amigo" diz, "brincando": "Puxando o saco do chefe também", e dá aquela risadinha de canto de boca. Inveja detectada!
2° Você fala que comprou um carro caríssimo, e a pessoa usa a conjunção *mas* para desqualificar seu carro. "Que legal que você comprou, mas esse carro gasta muita gasolina e é muito visado por ladrões." Inveja detectada!
3° Quando você e esse amigo(a) estão perto de outros, ele(a) sempre tenta te diminuir ou humilhar em tons de brincadeira. Inveja detectada.
4° Sempre fica com a cara fechada ou desconfortável quando você conta um caso de sucesso, seja ele qual for. Inveja detectada.
Enfim, a inveja é mais presente na vida de todos do que muitos imaginam. É por isso que, para lidar com ela, devemos tentar ser minimamente gratos a Deus pelo que temos e somos.